Piauí fica em 1º lugar no índice isolamento social no Nordeste

Medidas restritivas do Governo do Estado surtiram efeito no fim de semana

As medidas mais restritivas adotadas pelo Governo do Estado desde a última sexta-feira (26), para manter a população em casa e reduzir a propagação do novo coronavírus, surtiram efeito.

Foto: CCOMGovernador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

O índice de isolamento social subiu no fim de semana, em relação ao fim de semana anterior, fazendo o Piauí alcançar o primeiro lugar do Nordeste no sábado. No domingo, empatou com Pernambuco o primeiro lugar.

No sábado, dia 27, o índice de isolamento no Piauí foi de 44,8%, quase seis pontos percentuais a mais do que registrado no sábado anterior, dia 20. Já no domingo, 28, o índice subiu para 50,5%, contra 48,6% do domingo dia 21. Teresina também melhorou o índice, ficando em segundo lugar no Brasil, entre as capitais, com 50,2% no sábado e em terceiro, com 56,20% no domingo.

As medidas de restrição de circulação, determinadas por decreto, definiram ponto facultativo para o serviço público estadual na sexta-feira (26), proibição de transporte público intermunicipal no sábado (27) e domingo (28) e proibição de funcionamento dos supermercados e postos de combustíveis no domingo (28).

O governador Wellington Dias disse que o resultado poderia ter sido melhor, mas ainda assim agradeceu a adesão da população, inclusive de pequenos empresários. O chefe do executivo estadual reiterou que o isolamento social é a melhor arma para combater o coronavírus e por isso vai repetir as medidas mais restritivas a partir da próxima quinta-feira, dia 1º de julho, indo até domingo, dia 5. “Vamos trabalhar para que a gente vença vírus e, a partir daí, no dia 6 de julho, dar início à primeira etapa para a flexibilização [do isolamento”, afirmou.

No fim de semana, a Polícia Militar foi às ruas colocando profissionais atuando exclusivamente no trabalho de fiscalização e orientação de estabelecimentos comerciais e comunidade. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) organizou no sábado e domingo barreiras sanitárias nas entradas e saídas de Teresina para orientar a população sobre medidas de prevenção ao novo coronavírus e identificar pessoas com possíveis sintomas da doença.

Em Parnaíba, a vigilância sanitária do município tem feito rondas nos comércios e restaurantes da cidade, e ainda instalado barreiras sanitárias nas entradas de pontos turísticos, como a Lagoa do Portinho e a Praia Pedra do Sal. Em Luís Correia, as medidas se intensificam nos finais de semana. Um decreto municipal proíbe o acesso de veículos nas praias, dunas e lagoas para evitar as aglomerações nesses locais.

Fonte: CCOM

Comentários