Piauí Conectado oferece capacitações na área de tecnologia

Os cursos são voltados tanto para iniciantes quanto para quem já possui conhecimentos na área de Tecnologia da Informação

Em alta há alguns anos, o mercado da tecnologia cresceu ainda mais em 2020 e deve seguir gerando novas vagas de emprego em 2021. Apesar da procura por especialistas ser grande, as empresas enfrentam dificuldades na contratação porque falta mão de obra qualificada no setor, como profissionais especialistas em segurança da informação e gerenciamento de dados.

Foto: Ascom Governo do PiauíPiauí Conectado
Piauí Conectado

Pensando nisso, a Piauí Conectado, em parceria com a Cisco, renovou o Programa Fique em Casa Aprendendo com a Cisco, para a realização de cursos 100% on-line e gratuitos na área de tecnologia, oferecidos pela Networking Academy. As capacitações são voltadas tanto para iniciantes quanto para quem já possui conhecimentos na área de TI.

Estão sendo ofertados diversos cursos, tais como: Introdução ao Mundo Digital, Introdução à Internet das Coisas, Empreendedorismo – Novos Negócios, Introdução à Segurança Cibernética e Fundamentos de Cibersegurança.

Segundo o coordenador de cursos da Piauí Conectado, Antônio Cebalho, as capacitações continuam de forma on-line, preparando os piauienses para o mundo digital. “Dando continuidade ao nosso projeto de educação digital, renovamos o prazo para a realização de cinco cursos totalmente gratuitos, que preparam os piauienses para este novo cenário digital em que vivemos, possibilitando ainda novas oportunidades de trabalho, especialmente na área de tecnologia, que está em expansão no país”, explica o professor.

Nos últimos anos, a taxa de desemprego aumentou consideravelmente entre os jovens. De acordo com o diagnóstico divulgado este ano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o aumento do desemprego ocorreu de forma generalizada, mas os adolescentes foram os mais impactados.

A taxa de desocupação entre pessoas com idade de 15 a 17 anos passou de 25,2%, no primeiro trimestre de 2013, para 45,4% no mesmo trimestre de 2019. Diante deste cenário, os cursos da Networking Academy oferecidos de forma gratuita pela Piauí Conectado dão aos jovens piauienses a chance de se sobressair no mercado de trabalho.

Mais de 4.500 pessoas já foram beneficiadas pelo programa de alfabetização digital. No Centro de Educação Profissional (CEEP) Paulo Ferraz, 115 alunos participaram da iniciativa realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Entre eles está a jovem Christiane Moraes Alves, que concluiu todos os cursos. Ela conta que a iniciativa, além proporcionar conhecimento, foi fundamental para que ela conseguisse conquistar o seu primeiro emprego.

“A experiência foi ótima. Esclareceu certos mitos que tinha, por exemplo, em relação à internet das coisas. Mas o meu curso preferido foi Cibersegurança, que abordou vários temas que para mim eram desconhecidos. Foi uma das áreas que mais me forneceu conhecimento. E muito além desse conhecimento, consegui ser contratada para trabalhar como jovem aprendiz no setor administrativo da Piauí Conectado”, afirma a jovem de 17 anos.

Graças à sua dedicação na realização dos cursos, Christiane passou no processo seletivo da Piauí Conectado para jovem aprendiz. Segundo a coordenadora da Cisco Academy, Charlene Queiroz, Christiane demonstrou grande interesse, se desenvolvendo muito bem mesmo diante das dificuldades.

“O objetivo da nossa parceria com as instituições de ensino é desenvolver habilidades, inserindo os alunos no mundo da tecnologia e dando oportunidade para que estes jovens tenham um futuro promissor”, pontua.

O professor do CEEP Paulo Ferraz, Eduardo Bezerra Magalhães Lima, avaliou o programa como um grande incentivo aos alunos e de suma importância, do ponto de vista social e econômico.

“Disponibilizados pela Piauí Conectado em parceria com Cisco, que é líder mundial em TI e redes, os cursos são renomados e resultam em mão de obra qualificada para as empresas. A oferta destes cursos de forma gratuita para alunos de baixa renda, que não tem tanta oportunidade, é um incentivo muito grande para termos grandes profissionais no futuro”, pontua o educador, que é multiplicador do programa.

Os cursos da Networking Academy ficarão disponíveis na plataforma até julho de 2021. As inscrições podem ser realizadas no site www.piauiconectado.com.br. Após a conclusão, o participante receberá certificado reconhecido internacionalmente.

Fonte: JTNEWS

Comentários