Piauí começa a distribuição de insumos para vacinação contra a COVID-19 nos municípios

Cerca de 230 mil piauienses devem ser vacinados na primeira fase da vacinação

O governador Wellington Dias apresentou, nessa sexta-feira (15/01), o Plano Operacional de Estratégia de Vacinação contra a COVID-19 no Piauí. A solenidade foi realizada no Palácio de Karnak, em Teresina (PI), e contou com a participação de secretários de Saúde e prefeitos.

Foto: Ascom/Governo do PiauíO Governo do Estado apresentou o Plano Operacional de Estratégia de Vacinação contra a COVID-19 no Piauí
O Governo do Estado apresentou o Plano Operacional de Estratégia de Vacinação contra a COVID-19 no Piauí

Na ocasião, o gestor do Estado autorizou a distribuição de 200 mil seringas, agulhas e EPIs aos municípios piauienses. Representantes dos municípios de Oeiras, Piripiri, Miguel Alves, Francinópolis e Cocal receberam simbolicamente os insumos

Cerca de 230 mil piauienses devem ser vacinados na primeira fase da vacinação, e a previsão é que 1.113.329 pessoas dos grupos prioritários sejam imunizadas até o final da quarta fase.

A apresentação foi feita durante reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE). No plano, estão contidas todas as estratégias de distribuição, acondicionamento, transporte, público-alvo, farmacovigilância, segurança e comunicação, além de outros pontos que permitirão a realização da imunização dos piauienses.

“Estamos prontos para a vacinação. Apresentamos o plano estratégico e na próxima terça ou quarta-feira deveremos ter a data para começar. Devemos ter, hoje ainda, a definição da chegada dos lotes de vacina nos estados. Fizemos a entrega simbólica dos insumos, mas os caminhões já começarão a se deslocar para distribuir a todos os municípios do Piauí. Precisamos estar organizados em cada município para o mínimo de perda de vacina, seguindo critérios técnicos já definidos para termos o maior aproveitamento”, ressaltou o governador Wellington Dias.

Foto: Ascom/Governo do PiauíO governador Wellington Dias autorizou a distribuição de 200 mil seringas, agulhas e EPIs aos municípios piauienses
O governador Wellington Dias autorizou a distribuição de 200 mil seringas, agulhas e EPIs aos municípios piauienses

Em torno de 200 mil kits contendo seringas, agulhas, protetores faciais e máscaras N95 foram entregues. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, afirmou que os equipamentos atenderão à primeira fase de vacinação e os insumos para a segunda fase já estão sendo preparados.

De acordo com o plano, a vacinação no Piauí seguirá as quatro fases já definidas pelo Plano Nacional de Imunização, obedecendo os critérios dos grupos prioritários. A primeira fase abrange profissionais da saúde, idosos acima de 75 anos e a população indígena. A segunda fase será anunciada pelo Ministério da Saúde na próxima terça-feira (19/01).

O governador finalizou a reunião reiterando que aguarda apenas a definição do ministro da saúde, Eduardo Pazuello, para iniciar a vacinação no Piauí. “A princípio, cerca de 200 mil doses de vacina vêm para o Piauí na primeira fase. Então, no máximo, até o dia 27 deve ser definido o início e estamos preparados. Ao finalizar essa primeira fase da vacinação, já teremos condições de ter resultados positivos nos próximos meses, com redução de pressão hospitalar e de óbitos”, acredita Wellington Dias.

Fonte: JTNews com informações do Governo do Piauí

Comentários