Piauí alcança 4º lugar no ranking de isolamento com antecipação de feriado

Um dos objetivos do último decreto é reduzir o número de internações nos hospitais por outros motivos, liberando leitos aos portadores de síndromes respiratória

O governador Wellington Dias realizou, na manhã deste sábado (16), uma reunião para acompanhamento das ações de combate ao novo coronavírus no Piauí.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsWellington Dias
Wellington Dias

Um dado destacado foi o relatório de isolamento domiciliar. Na sexta-feira (15), feriado antecipado do Dia do Piauí, o estado alcançou o 4° melhor índice de isolamento no Brasil, atrás apenas do Amapá (1°), Maranhão (2°) e Ceará (3°), estados que adotaram o lockdown(isolamento obrigatório). Os números mostram que, na média, 49,4% da população piauiense ficou em casa.

“Precisamos trabalhar ainda mais no sábado e domingo para elevar o patamar médio de isolamento para 55%. Com isso, tiramos de circulação cerca de 450 mil pessoas. Para nosso objetivo de reduzir transmissibilidade do corona, é muito bom”, avaliou Dias.

Segundo relatório do “Inloco”, Jatobá do Piauí (68,3%) e Cocal de Telha (64%), no Norte do Piauí, foram as cidades com melhor desempenho de isolamento. A capital Teresina alcançou índice de 52,6% da população em casa.

Os efeitos do decreto que ampliou as restrições a atividades comerciais e o deslocamento de pessoas durante o feriado prolongado, refletiu também nas estatísticas de violência no trânsito. Com a proibição do transporte intermunicipal de passageiros, a Polícia Rodoviária Federal registrou na sexta-feira (15), em todo estado, apenas três acidentes, sendo dois com vítimas, sem necessidade de atendimento hospitalar.

Foto: Ascom/Governo do PiauíPrimeira paciente curada de COVID-19 tem alta na MDER, em Teresina
Primeira paciente curada de COVID-19 tem alta na MDER, em Teresina

“Neste final de semana de reforço no policiamento nas rodovias federais, até agora tudo tranquilo”, resumiu o superintendente da PRF no Piauí, Stênio Benevides.

Um dos objetivos do último decreto é reduzir o número de internações nos hospitais por outros motivos, liberando leitos aos portadores de síndromes respiratórias. Presente à reunião virtual, o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, afirmou que a corporação não registrou ocorrências de natureza grave no feriado e encontrou pouca resistência quanto à restrição do consumo de bebida alcoólica em locais públicos.

O governador Wellington Dias encerrou a reunião autorizando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) a elaborar um plano de atendimento específico aos servidores públicos que atuam presencialmente no combate à Covid-19. Eles passarão por testes periódicos e acompanhamento permanente.

“Autorizei a compra de material de testagem para ficar na reserva e suportar a demanda. Recomendamos a todos o cadastramento imediato no aplicativo Monitora Covid-19, para orientação geral e comunicação com os profissionais de saúde” finalizou Dias.

Fonte: Ccom

Comentários