PF desarticula fraude em vestibular online de medicina
O grupo cobrava até R$ 2 mil para resolver as provas dos candidatos, burlando os sistemas de segurança dos exames.A Polícia Federal (PF) realizou na manhã desta quarta-feira (16) a 4ª fase da Operação Passe Livre, abrangendo os estados do Pará, Piauí, São Paulo e Tocantins. A ação visa desarticular um esquema criminoso responsável por fraudar vestibulares para ingresso em cursos de medicina de faculdades particulares. O grupo cobrava até R$ 2 mil para resolver as provas dos candidatos, burlando os sistemas de segurança dos exames.
A investigação é um desdobramento das fases anteriores da operação, iniciada em fevereiro deste ano, que já havia desvendado fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2022 e 2023. Durante a análise de materiais apreendidos, foram identificados 63 investigados e provas fraudulentas em quatro estados. No Piauí, a operação busca desarticular a atuação de associados que facilitavam o acesso às respostas ou realizavam as provas no lugar dos candidatos.
O esquema permitia que terceiros resolvessem as questões das provas para os candidatos ou que as respostas fossem inseridas nos sistemas por pessoas associadas ao grupo. Em alguns casos, até nove candidatos tinham suas provas fraudadas simultaneamente. A PF confirmou, através de comprovantes bancários, que os pagamentos eram divididos entre os responsáveis por realizar a fraude.
A facilidade com que o grupo burlava os sistemas de segurança de vestibulares online chamou a atenção das autoridades, levando o Ministro da Justiça e Segurança Pública a autorizar a investigação pela PF. Os envolvidos poderão responder por crimes como estelionato, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.
Fonte: JTNEWS com informações da Polícia Federal
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Ciclone causa destruição, deixa 4 mortos e 400 feridos no Paraná
-
Geral
Secretário de Cultura Rodrigo Amorim sofre acidente na BR 343 em Campo Maior
-
Política
Câmara aprova projeto que dificulta abortos legais em crianças
-
Esportes
GP do Brasil de Fórmula 1: onde assistir, data, horário, classificação e tudo sobre a corrida
-
Justiça
Após STF negar recurso, veja o que falta para possível prisão de Bolsonaro
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Médica Tayná Varão, de 34 anos, morre em Teresina após batalha contra o câncer
-
Política
TCE-PI encontra indícios de irregularidades em contratos terceirizados da Prefeitura de Pedro II e determina inspeção
-
Segurança Pública
Postos da Rede HD vendiam combustível adulterado e lavavam dinheiro para o PCC no Piauí, diz polícia
-
Geral
Após denúncias do JTNEWS, TCE-PI confirma falhas e determina plano de ação em OSS da Saúde no Piauí
-
Geral
Esposa do vice-prefeito Darllan Barros se pronuncia após morte do marido