PF deflagra novas fases da Operação Faroeste e mira duas desembargadoras do TJ-BA

A investigação mira crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência

 A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta segunda-feira (14/12), as 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste, que investiga um esquema de venda de sentenças por juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilSede da Polícia Federal
Sede da Polícia Federal em Brasília (DF)

Segundo a PF, também foi identificada a participação de membros de outros poderes, que operavam a "blindagem institucional" do esquema.

Entre os alvos da ação estão, além de magistrados da corte baiana, servidores do Tribunal de Justiça, membros e servidores do Ministério Público do Estado, servidores da Secretaria de Segurança Pública da Bahia e advogados.

A decisão foi expedida pelo ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça, que decretou a prisão temporária de duas desembargadoras do TJ-BA, a prisão preventiva do operador de um juiz, além do afastamento do cargo e função de todos os servidores públicos envolvidos nestas fases.

Os agentes da PF cumprem 36 mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador (BA), Barreiras (BA), Catu (BA), Uibaí (BA) e Brasília (DF).

A investigação mira crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência.

Fonte: JTNEWS

Comentários