PF cumpre 21 mandados de prisão em inquérito que investiga atos antidemocráticos

As manifestações investigadas no inquérito defendem o fechamento do Supremo e do Congresso Nacional e pedem uma intervenção militar no Brasil

A Polícia Federal cumpre, nesta terça-feira (16), 21 mandados de busca e apreensão no inquérito que investiga o financiamento e a origem de recursos usados na organização de manifestações antidemocráticas e entre os alvos estão o blogueiro Allan dos Santos e o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), ambos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, de acordo com publicação de ambos em uma rede social.

Foto: Jacinto Teles / JTNewsSupremo Tribunal Federal - Brasília/DF
Supremo Tribunal Federal - Brasília/DF

As manifestações investigadas no inquérito, presidido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendem o fechamento do Supremo e do Congresso Nacional e pedem uma intervenção militar no Brasil.

A ação é uma sequência da operação feita na segunda-feira (15), também sob o comando de Moraes, que levou à prisão de Sara Geromini, conhecida como Sara Winter, e outras cinco pessoas ligadas ao grupo de extrema-direita 300 do Brasil, que ela lidera.

Foto: Rosinei Coutinho/STFMinistro Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes

As ações de busca e apreensão estão sendo feitas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina e no Distrito Federal, de acordo com nota da Polícia Federal.

Em sua conta no Twitter, Daniel Silveira disse que agentes da Polícia Federal foram ao apartamento onde mora nesta manhã.

"Polícia Federal em meu apartamento. Estou de fato incomodando algumas esferas do velho poder. E cada dia estarei mais firme nessa guerra!", escreveu o parlamentar.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsCongresso Nacional
Congresso Nacional

No caso do blogueiro Allan dos Santos, a ida da PF à sua residência foi confirmado por nota no site que ele comanda, o Terça Livre.

"A Polícia Federal está novamente na sede do Terça Livre na manhã desta terça-feira, residência do jornalista Allan dos Santos. De acordo com informações recebidas, as autoridades relacionam a visita com a prisão da ativista conservadora Sara Winter", afirma nota no site.

O inquérito foi aberto em abril, a pedido da Procuradoria-Geral da República, para investigar, dentro da Lei de Segurança Nacional, a organização e o financiamento de atos contra a democracia. Vários deles tiveram a participação do presidente Jair Bolsonaro, que chegou a discursar em uma das manifestações realizada em frente ao quartel-general do Exército em Brasília.

O presidente, no entanto, não é alvo da investigação.

Fonte: UOL Notícias

Comentários