Pessoas com deficiência denunciam discriminação por parte dos motoristas de aplicativos

Os relatos são de que os motoristas aceitam levar apenas os passageiros e se recusam a levar as cadeiras de rodas

Em entrevista ao JTNEWS nessa segunda-feira (03/05), Auricélia Nunes, vice presidente da Associação Piauiense pelos Direitos Iguais (APIDI), atleta da Seleção Brasileira de Parabadminton [atualmente ocupando o segundo lugar no ranking nacional, juntamente com outros integrantes da Associação, notificam o motivo da denúncia aos aplicativos.

Foto: Jacinto Teles / JTNEWSAuricélia Nunes, na reunião da APIDI
Auricélia Nunes, na reunião da APIDI fala ao JTNEWS acerca de discriminação sofrida

Segundo os depoimentos, as pessoas com deficiências enfretam dificuldades na locomoção por meio dos transportes por aplicativo, em especial a empresas Uber e 99, relatando que os motoristas aceitam levar os passageiros, mas se recusam a levar as cadeiras de rodas.

"Eu quero saber para quê serve esse aplicativo? A não ser que esse serviço seja somente para pessoas andantes, mas eles devem explicar e porquê; senão as pessoas com deficiência vão continuar precisando, e vamos continuar sendo descriminadas", declara a atleta de parabadminton.

Foto: Jacinto Teles / JTNEWSSanara Evangelista, mãe de José Wilson, relata seu caso ao JTNEWS
Samara Evangelista, mãe de José Wilson, relata seu caso ao JTNEWS

Já a mãe de José Wilson,  de 15 anos, que tem paralisia cerebral e deficiência múltipla, Samara Evangelista afirma que já deixou de ir a consultas e outros compromissos importantes por falta de transporte. "É uma situação difícil porque como vou levar a criança sem a cadeira? Indaga Samara. Eles inventam alguma desculpa e não aceitam.", diz Samara.

Auricélia afirma que será enviada por meio da APIDI, uma denúncia para o Ministério Público sobre os fatos ocorridos, sobretudo em Teresina, e declara que tem como prova as capturas de tela e relatórios dos vários cancelamentos das corridas solicitadas.

Esse tipo de situação constrangedora caracteriza ofensa à dignidade humana do consumidor com deficiência e as empresas de transporte por aplicativo como Uber, 99 podem ser responsabilizadas judicialmente pela conduta de seus motoristas.

Foto: Reprodução / Arquivo PessoalCapturas de tela que mostram os cancelamentos no mesmo dia
Capturas de tela que mostram os cancelamentos no mesmo dia

Confira a seguir o vídeo da entrevista feita pelo JTNEWS:

Fonte: JTNEWS

Comentários