Pesquisa sorológica da COVID-19 em Teresina registra total de 49.988 casos subnotificados

Prefeito Firmino Filho apresentou resultados de pesquisa que comprovou que Teresina ainda se encontra na fase de crescimento exponencial da curva de contaminação

Em videoconferência na manhã desta quarta-feira (27), o prefeito de Teresina Firmino Filho, afirmou que a maior preocupação no momento é a escassez dos leitos de UTI em Teresina. Apenas 35,8% dos leitos de UTI do estado estão disponíveis, na capital apenas 27,3% dos leitos de UTI para COVID-19 estão disponíveis.

Foto: Ueslei Marcelino/ReutersPesquisa Coronavírus Teste

Na reunião foram apresentados os resultados da sexta etapa da pesquisa sorológica para identificar casos de COVID-19 subnotificados, realizada de 22 a 24 de maio, em Teresina.

A pesquisa, que mostra os números que não aparecem na contagem oficial dos boletins da prefeitura, registrou um crescimento de 53% no número de infectados em relação à etapa anterior, com um total de 49.988 casos positivos subnotificados na cidade, comprovando que Teresina ainda se encontra na fase de crescimento exponencial da curva de contaminação.

A taxa de contágio também registrou aumento em relação à etapa anterior. Segundo a pesquisa, o R0 (uma média de para quantas pessoas o paciente infectado pode transmitir a doença) identificado nesta etapa é de 1,89. O prefeito ressaltou que uma das pré-condições para reabrir a economia é que o R0 seja menor ou igual a 1.

Também foram apresentadas as mudanças realizadas cerca de três semanas atrás nos novos testes adquiridos. Os testes utilizados nas três últimas etapas fazem a diferenciação entre os anticorpos IgG+ e IgM+, fornecendo informações sobre o estágio de infecção. O teste também identifica as pessoas provavelmente imunes ou no estágio de imunização.

Nesta etapa, 23.611 pessoas tiveram resultado que indica resposta imune específica, infecção a pelo menos 7 dias antes do teste; 5.667 tiveram resultado que indica doença nos estágios finais ou possível imunização e19.833 pessoas tiveram resultado que indica resposta imune recente, infecção há 7 dias ou menos.

A zona Norte de Teresina, que representa 29% da população da cidade, concentra 35% dos casos positivos; a zona Sul, com 34% da população da cidade, concentra 28% dos casos; a zona Sudeste, com 18% da população da capital, concentra 23% dos casos e a zona Leste, com 19% da população de Teresina, concentra 15% dos casos de COVID-19.

Fonte: JTNEWS

Comentários