Pesquisa aponta que Teresina tem cerca de 7.690 pessoas infectadas pelo Novo Coronavírus
Os dados indicam que, para cada uma pessoa infectada na cidade, existem outras 62 não notificadasCerca de 7.690 pessoas estão infectadas pelo Novo Coronavírus em Teresina, segundo pesquisa de investigação sorológica, com testes para a Covid-19, encomendada pela Prefeitura.
Os dados indicam que, para cada uma pessoa infectada na cidade, existem outras 62 não notificadas.
Os dados foram divulgados pelo prefeito Firmino Filho nesta quarta-feira, durante entrevista coletiva por meio de videoconferência.
A pesquisa, realizada pelo Instituto Opinar, foi realizada em duas etapas. A primeira delas, entre os dias 16 e 19 de abril, e a segunda, entre os dias 24 a 26. A maior parte dos registros está na zona Leste da cidade, com 38% dos casos. A zona Sudeste vem em seguida, com 23% dos casos positivados, a zona Sul com 23% e, por último, a zona Norte com 15%.
A primeira sondagem aponta que 0,56% das pessoas estavam com a doença, o que correspondente a 4.843 pessoas. O número é 118 vezes superior aos 41 casos registrados pelo sistema de saúde da capital no domingo anterior a coleta de dados. Já no segundo levantamento, 0,89% dos pesquisados tinham atestado positivo para a Covid-19, o que totalizaria 7.697 pessoas, quantidade 63 vezes maior que os positivos registrados no domingo anterior à pesquisa.
A relação entre os casos estimados e os casos reais é menor na segunda pesquisa do que na primeira. Isso porque, quando da realização da segunda sondagem, já havia sido iniciada a realização de um número maior de testes na cidade.
Os resultados da pesquisa refletem um cenário sobre o número de infectados de uma semana atrás. “Todas as decisões que estamos tomando são baseadas na ciência, não especulações. Com esses dados, vamos fazer projeções mais precisas, acompanhando a evolução da pandemia”, pontuou, adiantando que serão realizadas pelo menos mais duas etapas da pesquisa.
A pesquisa mostrou também que 54% dos casos confirmados são em mulheres. A maioria dos casos positivos, 31% deles, envolve a população com idade entre 15 e 24 anos. 23% dos confirmados têm idade entre 25 e 34 anos, 15% com idade entre 35 e 44 anos, 15% com idade entre 45 e 54 anos, 8% com idade entre 55 e 69 anos e 8% com idade acima de 70 anos.
A pesquisa leva em consideração uma população estimada em 864.845 habitantes em Teresina. Foi realizada através de visitas residenciais com 15 equipes com pesquisadores do Instituto Opinar e técnicos da Fundação Municipal de Saúde. A margem de confiança é de 95% e a margem de erro considerando a amostra das duas pesquisas é de 2,31% para mais ou para menos.
Clique aqui para conferir a pesquisa na íntegra.
Fonte: PMT
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Jovem de 20 anos desaparece após entrar no Rio Poti para tentar recuperar celular
-
Saúde
Fórmulas infantis contaminadas; por Grazi Mantovaneli
-
Geral
Renovação automática de CNH beneficia 300 mil na primeira semana
-
Segurança Pública
Baile de reggae alvo de operação do DENARC tinha "área VIP" para membros de facção
-
Segurança Pública
Adolescente é apreendido com 15 tabletes de maconha em ônibus na cidade de Picos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política
TCE-PI aponta superfaturamento, fraude em licitações e dano ao erário na Prefeitura de Sebastião Barros
-
Política
TCE identifica risco de prejuízo aos cofres públicos em licitações de Sebastião Leal (PI)
-
Segurança Pública
Motorista de carro invadiu contramão em acidente que matou bebê na BR 343 em Piripiri, aponta PRF
-
Geral
Governo Lula destinará 40 Smart TVs para programa de cinema em presídios
-
Política
Denúncia aponta possíveis irregularidades em contrato de R$ 9,6 milhões da iluminação pública em Parnaíba (PI)