Paulo Rogério é reeleito no SINDPOL-DF, e seu grande desafio é a regulamentação da Polícia Penal

A Eleição foi realizada entre os dias 18 a 21/10 e o novo mandato terá início em 1º de janeiro de 2022; a Chapa 1 obteve vitória avassaladora e atingiu 84,7% dos votos

Na noite dessa quinta-feira (21/10), foi encerrada a votação da Eleição [que teve início no último dia18/10] para renovação da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal (SINDPOL-DF), a Chapa 1 — Ação e Transparência, teve ampla aprovação da categoria para continuar na gestão da entidade sindical no triênio 2022-2024. 

Foto: Divulgação/SINDPOL-DFChapa 1 — Ação e Transparência foi reeleita
Chapa 1 — Ação e Transparência teve vitória avssaladora na Polícia Penal do DF

Para o presidente do SINDPOL-DF, Paulo Rogério da Silva, a votação expressiva demonstra que a categoria está unida e pronta para buscar a finalização da Regulamentação da Polícia Penal do Distrito Federal. "É a prova inconteste da aprovação de um trabalho sério, digno, em perfeita sintonia com os interesses da categoria Policial Penal do Distrito Federal", destacou o dirigente da categoria.

Votaram 962 Policiais Penais  

A Chapa 1 recebeu 815 votos, o equivalente a 84.7% dos votos. Ao todo 962 policiais penais votaram na eleição para Renovação da Diretoria, já a Chapa 2 — Integração, recebeu 138 votos; 4 votaram em branco e 5 nulo. O novo mandato terá início em 1º de janeiro de 2022.

O processo eleitoral foi realizado entre a segunda e quinta-feira, dias 18, 19, 20 e 21 de outubro de 2021, no horário compreendido entre 8h às 16h, com exceção da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAPE-DF), que foi realizado de 12h às 19h, e Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), que aconteceu de 8h às 20h.

Principal desafio é a conclusão da regulamentação da Polícia Penal

Questionado pelo JTNEWS, qual seria o principal desafio para a Polícia Penal nesse início de gestão, Paulo Rogério foi enfático: "é a concretização da Regulamentação da Polícia Penal do Distrito Federal."

Foto: jacinto teles/jtnewsPaulo Rogério durante votação de Renovação da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal
Paulo Rogério durante votação de Renovação da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal

Regulamentação da Polícia Penal do DF aguarda do governador Ibaneis Rocha o envio do anteprojeto à Presidência da República

A concretização da Regulamentação da Polícia Penal do Distrito Federal hoje, por força da Emenda Constitucional 104/2019,  sua organização é de competência da União [Governo Federal], entretanto, o anteprojeto deve ser encaminhado pelo governador Iabneis Rocha ao presidente Jair Bolsonaro, para que este o encaminhe ao Congresso Nacional por meio de Mensagem Presidencial. 

O SINDPOL-DF já participou do Grupo de Trabalho concluído pelo GDF [através da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal], e por meio das Câmara Temáticas implantadas no Sindicato recebeu importantes contribuições da categoria, com a participação direta nas discussões da regulamentação da Polícia Penal.

Paulo Rogério informou ao JTNEWS que "o Sindicato vem mantendo importantes diálogos com parlamentares federais, visando a aprovação desse Projeto de Lei ou mesmo Medida Provisória, que, esperamos ser encaminhada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, ao Congresso Nacional", destacou o dirigente reeleito dos Policiais Penais do Distrito Federal.

Já estamos fazendo essas tratativas, terminamos o nosso trabalho de regulamentação no grupo de trabalho que elaborou a proposta, a minuta do PL, na qual possuí uma participação direta do Governo do DF, do governador Ibaneis Rocha, que já estamos cobrando e vamos mais uma vez cobrar celeridade da conclusão desse trabalho no âmbito do Governo do Distrito Federal".

Representantes de cada chapa 

A Chapa 1, teve como presidente Paulo Rogério da Silva e presidente adjunto, Aldon Moreira de Sousa Junior. Já a Chapa 2 apresentou-se com o candidato a presidente, Alexsandro Alves das Neves [o Nevão] e presidente adjunto, Thiago Félix de Sousa.

Decisão judicial contra interferência da SEAPE-DF

A eleição teve forte interferência da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, em que o Departamento Jurídico do Sindicato, sob a direção do policial penal, Lucas Neves, teve que recorrer à Justiça para garantir o processo eleitoral de forma plenamente democrático como foi planejado, tranquilo, e, sobretudo sem intervenção do poder público na organização sindical, pois a SEAPE-DF havia "determinado regras" para as eleições no Sistema Prisional distrital.

De acordo com a decisão ficou estabelecido que o Distrito Federal se abstesse de impedir que o Sindicato tivesse acesso às unidades prisionais a fim de ingressar com as urnas itinerantes para recolher os votos dos agentes penitenciários [policiais penais] sindicalizados em todos os espaços físicos das unidades prisionais, inclusive nos blocos, nos termos do edital de convocação das eleições dos representantes sindicais do exercício de 2021. 

Ainda conforme o documento, caso a medida fosse descumprida acarretaria em pena de multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), limitado a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

Durante agradecimento, Paulo Rogério destaca a União dos Policiais Penais, confira o vídeo:

Fonte: JTNEWS

Comentários