Parque Estadual Zoobotânico reabre nesta sexta (11)

Segundo a Semar, o parque passou por um processo de revitalização para melhorar o atendimento ao público

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piaui (Semar) anunciou a reabertura do Parque Zoobotânico, localizado na Rodovia PI 112, bairro Morros, para esta sexta-feira (11). Segundo a secretaria, o parque passou por um processo de revitalização para melhorar o atendimento ao público.

Foto: Moura AlvesParque Estadual do Zoobotânico
Parque Estadual do Zoobotânico, fica localizado na Rodovia PI 112, no bairro Morros

Na reforma, foram restauradas todas as estruturas da ilha dos macacos, reformados os banheiros públicos e reabertas as trilhas de caminhadas. O fornecimento de água, energia e a conexão da internet foram fortalecidos por meio da parceria com a Piauí Conectado.

As barraquinhas que vendem água e lanches no interior do Parque foram vistoriadas e funcionarão de acordo com as recomendações da vigilância sanitária. A alimentação e o cuidado com a saúde dos animais mantiveram a rotina sem alteração mesmo durante o período da pandemia.

Outra mudança anunciada pela Semar, é sobre a segurança do local, que contará com a instalação de uma base fixa da Polícia Militar Ambiental, fazendo a segurança 24 horas.

Funcionamento

O Parque mantém os mesmos horários de funcionamento das 8h às 17:30h e com as taxas no mesmo valor, ou seja, R$ 1,00 para crianças a partir de 7 anos e R$ 2,00 adulto. Crianças menores de sete anos não pagam. Porém, o Parque estará aberto de 5h até às 8h para as caminhadas e corridas sem cobrança de portaria.

A Semar destaca que a reabertura do Parque atenderá a todos os protocolos de segurança de combate e prevenção da COVID-19, com checagem rápida de temperatura corporal com termômetro sem toque, uso obrigatório de máscara para visitantes e funcionários e respeito ao distanciamento mínimo.

Foto: Moura AlvesParque Estadual do Zoobotânico
Durante a pandemia, os animais continuaram sendo cuidados e alimentados, mesmo com o fechamento do local para o público

“Entendemos que neste momento de pandemia o Parque Zoobotânico é um local amplo e aberto, permitindo que as pessoas o frequentem com uma maior tranquilidade, mantendo as exigências de segurança. A instalação da Polícia Militar, com o Batalhão da Polícia Ambiental, garante uma segurança dentro e fora da unidade. Assim, tanto quem visita o Parque, como quem trabalha nele, terá como realizar suas atividades com maior segurança e tranquilidade”, destaca a Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro.

A Secretária também falou sobre a importância do local “Muitas crianças não retornaram ao ensino presencial e, até mesmo as que retornaram, já estão na proximidade do período de férias, então esses passeios em meio a natureza, a realização de piqueniques e o brincar livre, tornam-se ainda mais importantes”, ressalta a Secretária Sádia Castro.

Fonte: JTNEWS

Comentários