Para combater queda econômica, 13º de aposentados será antecipado pra abril

Pagamento de R$ 23 bilhões referentes a parcela de 50% do 13º salário

O Ministério da Economia anunciou medidas para combater o impacto que o coronavírus tem trazido para a economia brasileira. Uma das medidas será a antecipação do pagamento de R$ 23 bilhões referentes a parcela de 50% do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS.

Foto: EBCAposentados
Aposentados

O ministro Paulo Guedes foi muito criticado na noite de ontem (11), quando, em reunião de emergência na Câmara para tratar dos impactos do vírus, falou apenas das reformas. "Ele não apresentou nenhuma medida prática", se queixou a líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA).

Como resposta às críticas, o ministério instituiu também um grupo de monitoramento dos impactos econômicos da pandemia do Covid-19. O grupo será constituído por representantes de todas as Secretarias Especiais e será coordenado pelo Secretário-Executivo, Marcelo Guaranys.

As diretrizes das medidas a serem instituídas serão baseadas nas decisões do Ministério da Saúde, em linha com a Presidência da República.

O ministro Paulo Guedes elencou as dimensões que serão inicialmente monitoradas pelo grupo: fiscal/orçamentária, creditícia, gestão pública, tributária, setor produtivo, federativa e trabalho/previdência.

O ministério afirmou ainda que buscará, em conjunto com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, a realocação ágil de recursos orçamentários para que não falte suporte ao sistema de saúde brasileiro.

Fonte: Congresso em foco

Comentários