Países da União Europeia começam a vacinar contra COVID-19 neste domingo (27/12)

No Brasil, Eduardo Pazuello diz que estados receberão vacina simultaneamente, mas população continua sem saber o dia de início

Edith Kwoizalla nasceu durante a pandemia da gripe espanhola, que matou pelo menos 50 milhões de pessoas. Ao receber a vacina do consórcio Pfizer/BioNTech, em um asilo de Halberstadt (centro-norte da Alemanha), a idosa de 101 anos sorriu por detrás da máscara azul.

Foto: Matthias Bein/AFPEdith Kwoizalla, 101 anos, inicia vacinação da COVID-19 na Alemanha
Edith Kwoizalla, 101 anos, inicia vacinação da COVID-19 na Alemanha

Hoje (27/12), enquanto a nova cepa do Sars-CoV-2 espalha-se pelo continente, cidadãos dos 27 países-membros da União Europeia (UE) deverão começar a experimentar a mesma sensação de alívio sentida por Edith, a primeira cidadã alemã a ser imunizada.

A Comissão Europeia, órgão executivo do bloco, pretende estender a campanha de imunização até terça-feira. Além da Alemanha, a Hungria e a Eslováquia anteciparam a vacinação de seus cidadãos e aplicaram as primeiras doses ontem, quando o mundo passou da marca de 80 milhões de infectados pelo coronavírus. Até o fechamento desta edição, a COVID-19 tinha matado mais de 540 mil pessoas na Europa e 1,75 milhão em todo o planeta.

Foto: Agência BrasilNo Brasil ainda não há uma data certa para iniciar vacinação
No Brasil ainda não há uma data certa para iniciar vacinação

Os primeiros carregamentos do fármaco da Pfizer/BioNTech foram entregues a hospitais da França, da Espanha e da Itália.

Terão prioridade na imunização os idosos e os funcionários do setor de saúde envolvidos na resposta à pandemia. “Nós estamos começando a virar a página em um ano difícil. Hoje, é o dia da entrega e, amanhã, a vacinação contra a covid-19 inicia-se em toda a União Europeia”, declarou, em vídeo divulgado, ontem, nas redes sociais, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. “A vacina estará disponível, ao mesmo tempo, a todos os países da UE.

As pessoas começarão a tomá-la em Atenas, Roma, Helsinque, Sófia. Nosso Dia da Vacinação Europeia é um tocante momento de unidade e uma história de sucesso da Europa”, disse.

Ursula assegurou que a UE garantiu doses suficientes para os 450 milhões de cidadãos de países-membros do bloco. “A vacinação nos ajudará a ter a nossa vida normal de volta, de modo gradual. Uma vez que um número suficiente de pessoas for vacinado, poderemos começar a viajar, encontrar nossos familiares e amigos novamente.

Até lá, precisamos continuar a ser cautelosos e proteger a nós mesmos e aos nossos entes queridos do vírus.” A agência de notícias France-Presse informou que caminhões frigoríficos carregados de vacinas saíram da fábrica da Pfizer em Puurs, nordeste da Bélgica, escoltados por forças de segurança.

Apesar do otimismo ante a imunização, o temor da nova cepa do Sars-CoV-2 paira sobre o mundo. A variante, 70% mais infecciosa, foi detectada pela primeira vez no Reino Unido e na África do Sul. Ontem, os primeiros casos foram registrados na Espanha, na Suécia, na Itália, na França, no Japão e no Canadá. O jornal espanhol El País divulgou que quatro cidadãos de Madri foram infectados. Alemanha, Dinamarca, Holanda e Austrália haviam confirmado a circulação da nova variante.

Foto: Divulgação/InternacionalItália inicia vacinação contra COVID-19
Itália: idosa vacina contra COVID-19

O primeiro país ocidental a ser atingido pelo vírus, a Itália relatou mais de 70.909 mortes desde o início da epidemia em fevereiro, o maior número da Europa e o quinto em todo o mundo. 

Na últimaa quinta-feira (24/12), a Itália se tornou o oitavo país do mundo a exceder 2 milhões de casos registrados. 

No Brasil, Pazuello diz que estados receberão vacina simultaneamente, mas população continua sem saber o dia de início

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse, durante entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil, que todos os estados receberão a vacina simultaneamente. "Independentemente da quantidade da vacina, ela será distribuída igualitariamente dentro da proporcionalidade dos estados". A entrevista com Pazuello vai ao ar neste domingo (27/12), às 19h30.

Foto: Agência BrasilMinistro da Saúde Eduardo Pazuello
Ministro da Saúde Eduardo Pazuello

A previsão do Ministério da Saúde é que 24,7 milhões de doses de vacinas estejam disponíveis em janeiro. “O cronograma de distribuição e imunização é um anexo do nosso plano de imunização", disse Pazuello, ao acrescentar que o cronograma pode sofrer mudanças. "Você faz a previsão quando contrata, mas às vezes adianta, às vezes atrasa, e a gente vai atualizando esse cronograma."

A expectativa de Pazuello é que alguns grupos prioritários comecem a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 no final de janeiro. A vacinação em massa deve começar a partir de fevereiro.

Segundo o ministro, a vacinação da população em geral deve começar cerca de quatro meses após o término da imunização dos grupos prioritários.

“São quatro grandes grupos prioritários e, após esses grupos prioritários, que a gente visualiza 30 dias para cada grupo prioritário, a gente começa a vacinar a população dentro das faixas etárias”, disse Pazzuelo. Segundo o ministro, esses 30 dias seriam suficientes para aplicar as duas doses da vacina.

Segundo o Plano Nacional de Imunização, nas primeiras fases serão vacinados grupos específicos, como trabalhadores da saúde, idosos, pessoas com comorbidades, profissionais de segurança, indígenas e quilombolas.

“Nós temos contratos firmados com quatro a cinco laboratórios, e eles vão nos dando toda essa cronologia, atualizando nosso cronograma, mas o principal número, a principal data é que até o final de janeiro nós teremos vacinas iniciais, algumas em caráter emergencial, e a vacinação em massa, já com registro, a partir de fevereiro”, disse o ministro.

Pazuello explicou que o ministério provavelmente vai receber mais de um tipo de imunizante, mas as pessoas receberão as duas doses da vacina de um mesmo laboratório, até porque são de tecnologias diferentes. “Nós vamos monitorar todas essas aplicações para que a segunda dose seja dada efetivamente de um mesmo laboratório que aquela pessoa tomou. Isso é um grande processo de controle e monitoramento.”

O ministro garantiu que a vacina será voluntária e disponibilizada, de forma gratuita, nas salas de vacinação em cada município. “Nós vacinaremos todos os brasileiros de forma igualitária, de forma proporcional ao número de pessoas por estado e de graça. Confiem nisso, confiem na estrutura do SUS [Sistema Único de Saúde], confiem de que aqui existem pessoas que estão realmente trabalhando diuturnamente para que a gente tenha a vacina distribuída o mais rápido possível e a todos os brasileiros.”

Fonte: JTNEWS com informações nacionais e internacionais

Comentários