Padre Walmir é cobrado por não repassar verba para hemodiálise

Cerca de 411 pessoas, de toda a região, poderão ficar sem o tratamento, caso os repasses não sejam regularizados

Na manhã dessa sexta-feira (04), pacientes de duas clínicas que realizam sessões de hemodiálise através do Sistema Único de Saúde (SUS), em Picos, voltaram a Secretaria de Saúde, para protestar contra o atraso no repasse da verba, que custeia o tratamento.

Foto: Antônio RochaPacientes que realizam sessões de hemodiálise através do SUS, protestam em frente a Secretaria de Saúde
Pacientes que realizam sessões de hemodiálise através do SUS, protestam em frente a Secretaria de Saúde

Os pacientes já haviam ocupado o local na manhã desta quinta-feira (03). Cerca de 411 pessoas, de toda a região, poderão ficar sem o tratamento, caso os repasses não sejam regularizados.

“O recurso para o custeio dos tratamentos é oriundo do Ministério da Saúde e repassado às clínicas prestadoras de serviço, através da Secretaria Municipal de Saúde de Picos. Após a manifestação de ontem, foi pago o saldo em atraso de setembro apenas para uma das clínicas. Dessa forma está em débito o mês de setembro e outubro para uma das instituições e outubro para a outra”, explicou a vice-presidente da Associação dos Pacientes Renais do Estado do Piauí, Jocélia Ciríaco.

A manifestação dessa sexta-feira, foi mais amena, que a do dia anterior. A secretária de saúde, Claudineya Barbosa, que havia marcado uma reunião com a classe, não recebeu os manifestantes, que prometeram voltar na segunda-feira (07), caso o repasse não seja realizado.

Ainda de acordo com Jocélia, o repasse do mês de outubro foi feito pelo Ministério e os recursos, que entraram na conta da Secretaria Municipal, ainda não foram repassados pelo governo do prefeito Walmir Lima (sem partido), às prestadoras de serviço.

“Já são dois meses que eles receberam do SUS e não repassaram. Essa é uma situação traumática para os pacientes que precisam realizar o tratamento três vezes na semana e suas vidas dependem disso. A Secretaria está tratando de maneira irresponsável e atendado contra a vida dessas pessoas”, concluiu a vice-presidente.

Fonte: JTNEWS com informações do Picos 40 Graus

Comentários