Oposição pede a anulação da eleição em Dom Expedito Lopes (PI) por suposta compra de voto

A coligação que tinha como candidato a prefeito, Dannúbio Araújo, pediu a Justiça Eleitoral a notificação de Valmir e Evanil, a realização de audiência de instrução e julgamento

A coligação “Resgatar a verdade e o compromisso”, que teve como candidato a prefeito no município de Dom Expedito Lopes o empresário, Dannúbio Araújo (Progressistas), entrou com uma de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), na o Cartório Eleitoral da 62ª Zona Eleitoral contra o prefeito reeleito, Valmir Barbosa (Republicanos) e a vice-prefeita eleita, Evanil Conrado (Republicanos), por suposta capacitação ilícita de sufrágio, mais conhecida popularmente como compra de voto.

Foto: Reprodução/InstagramPrefeito reeleito, Valmir Barbosa (Republicanos)
Prefeito reeleito, Valmir Barbosa (Republicanos)

Na ação impetrada pelo advogado, Luís Francivando Rosa Da Silva, no último dia 23 de novembro, é pedido ao Juiz Eleitoral da 62ª Zonal Eleitoral de Picos, Adelmar de Sousa Martins, a cassação do registro ou do diploma de Valmir Barbosa e Evanil Conrado, a anulação das eleições municipais bem como a realização de uma nova eleição majoritária.

Conforme consta na AIJE apresentada a Justiça Eleitoral, no último dia 14 de novembro, um dia antes das eleições municipais, Valmir Barbosa teria supostamente ido pessoalmente a casa de um eleitor, identificado como Weliton Soares Dos Anjos, oferecer benefícios a ele e sua esposa em troca de votos.

“Tendo ouvido conversas durante toda a campanha, que o Requerido estaria comprando votos, o Sr. Weliton Soares dos Anjos resolveu gravar a conversa. Após o Requerido expor a sua condição de candidato ao cargo de Prefeito, deu a quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais), e ofereceu a prestação de um serviço elétrico em favor da residência do Sr. Weliton, em troca do seu voto e de sua esposa, a Sra. Lucimar Lima Leal Soares”, consta na denúncia.

Ainda de acordo com a Ação de Investigação Judicial Eleitoral apresentada pela coligação “Resgatar a verdade e o compromisso”, após ver confirmada a suposta prática ilícita o senhor Weliton teria buscado orientação jurídica e entregado a conversa gravada, de 35 minutos e 20 segundos, ao Ministério Público Eleitoral, por meio de uma notícia-crime.

Na AIJE, além de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico, a coligação da oposição acusa o prefeito de Dom Expedito, de abuso de poder político, por oferecer a prestação de um serviço elétrico em favor da residência do senhor Welinton, por meio da administração pública.

“Desta forma, todos os requisitos exigidos para configurar o abuso de poder político estão presentes nos autos, pois o Requerido era agente público (Prefeito) e utilizou da Administração Pública para o seu benefício eleitoral, em busca da sua reeleição, violando a legitimidade e normalidade do pleito e, também, o princípio da isonomia entre os concorrentes, amplamente assegurados na Constituição”, pontuou a assessoria jurídica na Ação de Investigação impetrada.

Por fim a coligação que tinha como candidato a prefeito, Dannúbio Araújo, pediu a Justiça Eleitoral a notificação de Valmir e Evanil, a realização de audiência de instrução e julgamento, a fim de ouvir as testemunhas Wellington Soares dos Anjos e Lucimar Lima Leal Soares, a manifestação do Ministério Público Eleitoral, a cassação do registro ou do diploma, a anulação das eleições municipais de 15 de novembro em Dom Expedito Lopes e a realização de uma nova eleição majoritária.

O JTNEWS está a disposição para qualquer esclarecimento.

Fonte: JTNEWS com informações do Picos 40 Graus

Comentários