OE Kaiapó fala ao JTNEWS acerca das manifestações ocorridas em Brasília nesta semana em defesa dos direitos indígenas

Nos últimos dias, grupos indígenas protestaram contra a votação de projeto que trata de demarcação, uso e gestão das terras indígenas sem que eles tenham participado da elaboração das proposições

BRASÍLIA-DF. Nesta semana, um grande grupo de índios protestaram na Câmara dos Deputados, em Brasília contra o Projeto de Lei 490/2007, apresentado pelo deputado Homero Pereira (PR-MT), que trata da demarcação de terras indígenas, e a PEC 215 (Proposta de Emenda à Constituição) que altera as regras para a demarcação de terras indígenas, de remanescentes de comunidades quilombolas e de reservas.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSManifestação cultural no movimento indígena que está ocorrendo hoje na Câmara
Manifestações culturais também marcaram o movimento indígena que ocorreu nesta semana em Brasília, na Cârama dos Deputados

Em entrevista ao JTNEWS, uma das representantes do movimento, OE Kaiapó, da Terra Indígena Kaiapó no interior do Pará, falou sobre a motivação do movimento. "Não tivemos consulta sobre isso [sobre o projeto de lei e a PEC]. Isso não foi dialogado com o povo indígena e várias regiões vão ser afetadas, caso ela seja aprovada. A gente não quer isso, porque ela ameaça todos nós, nosso meio ambiente, nosso território e nosso futuro", declara a representante indígena OE Kaiapó.

A luta pelo arquivamento desses projetos que envolvem as terras indígenas, tem sido demonstrada de forma pacífica e cultural durante todas as manifestações em que os povos indígenas organizaram.

Durante toda a cobertura feita pelo JTNEWS nesse último dia 16 de junho, em Brasília (DF), foi observado que os relatos de todos os presentes ao ato, manifestavam o desejo de que seus direitos sejam respeitados, e que a grande angústia da maioria partia do fato de as autoridades não os escutarem.

A falta de representividade dessa comunidade, nas decisões governamentais que envolvem diretamente a vida e ancestralidade do povo indígena acabou sendo tema do discurso da deputada federal Joênia Wapichana (REDE) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Na reunião que acontecia enquanto os indígenas manifestavam pacificamente nas principais portarias da Câmara dos Deputados, Joênia, que é advogada e também a primeira mulher indígena a exercer a profissão no Brasil, criticou a falta de diálogo e indiferença da casa Legislativa em relação aos direitos constituicionais dos índios e desrespeito á Contituição, já que as terras indígenas são garantias constituicionais. 

"A gente quer diálogar, queremos que nos recebam. Seria importante que eles [parlamentares] ouvissem o povo indígena" finaliza a representante OE Kaiapó, sobre a luta indígena pelos seus direitos por representividade. 

Fonte: JTNEWS

Comentários