O TJPI acaba de eleger por 14 votos a 5 o desembargador Ribamar Oliveira como seu presidente

O 1º voto no colegiado composto por 20 desembargadores é do decano Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho; ao contrário do STF cuja votação começa pelo mais jovem, nos TJ's inicia-se pelo mais antigo

Começou agora a pouco, nesta segunda-feira (5/10) no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), a eleição para renovação da administração geral do órgão jurisicional estadual de segundo grau.

Foto: Reprodução/YoutubeA Sessão de Eleição foi competentemente coordenada pelo presidente Sebastião Ribeiro Martins
A Sessão de Eleição foi competentemente coordenada pelo presidente Sebastião Ribeiro Martins

Acaba de ser proclamado eleito pelo presidente do TJPI, Sebastião Ribeiro Martins, o desembargador José Ribamar Oliviera que obteve 14 votos contra 5 destinados ao desembargador Ricardo Gentil Eulálio e uma ausência que foi a do desembargador, Pedro Alcântara Macedo. 

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSTribunal de Justiça do Piauí - Projeto de autoria do famoso arquiteto, Acácio Gil Borsoi
Tribunal de Justiça do Piauí elege hoje (5/10) seu novo Presidente

O 1º desembargador a votar foi o decano, Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, que reconhecendo a legitimidade de ambos os candidatos, bem como a capacidade técnica, mas fez a opção pelo seu colega, inclusive de Câmara de Direito Público, José Ribamar Oliveira.

Foto: DivulgaçãoDesembargador do tribunal de justiça do Piauí, Brandão de Carvalho
Des. Brandão de Carvalho é o 1º a votar na eleição do TJPI, na condição de decano do Tribunal e optou pelo des. Oliveira

A eleição seguirá até a deliberação com relação aos demais cargos, neste momento está sendo discutida uma preliminar do Desembargador Haroldo Rehn contra a candidatura do colega Raimundo Eufrásio [ambos disputam a vaga de vice-presidente], o debate está acirrado e segue até a votação.

Foto: Divulgação/TJPIDesembargador Ribamar Oliveira - que se confirmadas as informações de bastidores será eleito nesta segunda-feira
Desembargador Ribamar Oliveira é proclamado Predidente eleito do TJPI por 14 votos X 5 destinados ao concorrente Ricardo Gentil Eulálio

O JTNEWS anunciou nesse sábado que, conforme informações de bastidores colhidas no próprio Tribunal, o desembargador Ribamar Oliveira deveria ser o escolhido para comandar o TJPI durante o Biênio 2021-2022, e teria 15 votos, o mesmo foi eleito com 14, diferença de um voto, confirmando assim as informações de bastidores obtidas pelo JTNEWS.

Entendimento entre candidatos à vice-presidência impediu votação de preliminar

Antes da votação da preliminar houve acordo entre os desembargadores Raimundo Eufrásio e Haroldo Rehen, pois até então havia uma reciprocidade de impugnação de suas candidaturas, entretanto o entendimento reinou na corte.

Ao final da votação para a vice-presidência, venceu o desembargador Raimundo Eufrásio [ele que é ex-presidente do Tribunal de Justiça do Piauí], cujo resultado foi simetricamente ao que proclamou, mais cedo, o desembargador Ribamar Oliveira prediente do Tribunal, ou seja, 14 a 5.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsSebastião Ribeiro Martins
Sebastião Ribeiro Martins - que presidiu a 1ª Eleição virtual do Tribunal de Justiça do Piauí

Os desembargadores Ricardo Gentil Eulálio Dantas e Haroldo Rehem que não obtiveram êxito eleitoral no pleito de hoje (5/10), desejaram sucesso na gestão dos eleitos e se colcoaram à disposição para contribuir em prol da melhoria da prestação jurisdicional dos piauienses.

Após a votação, o presidente eleito do TJ-PI ressaltou os avanços do Tribunal nas últimas gestões e os desafios trazidos por este momento de enfrentamento à pandemia de Covid-19. “O ano de 2021 também apresenta algumas dificuldades no aspecto orçamentário; há algumas restrições em relação à nomeação de cargos, à realização de concurso público. Vamos ter que administrar (o TJ-PI) dentro dessas dificuldades, buscando soluções  — que já se apresentam, fazendo mudanças, a fim de que, efetivamente, possamos apresentar um bom trabalho”, declarou.

Confira a composição da Direção do TJ-PI para o biênio 2021/2022 

Presidente: Des. Ribamar Oliveira
Vice-presidente: Des. Raimundo Eufrásio
Corregedor: Des. Fernando Lopes
Vice-corregedor: Des. Joaquim Santana
Diretor-geral da Ejud-PI: Des. Sebastião Martins
Vice-diretor da Ejud-PI: Des. Erivan Lopes

Fonte: JTNEWS

Comentários