O TJPI acaba de eleger por 14 votos a 5 o desembargador Ribamar Oliveira como seu presidente
O 1º voto no colegiado composto por 20 desembargadores é do decano Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho; ao contrário do STF cuja votação começa pelo mais jovem, nos TJ's inicia-se pelo mais antigoComeçou agora a pouco, nesta segunda-feira (5/10) no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), a eleição para renovação da administração geral do órgão jurisicional estadual de segundo grau.

Acaba de ser proclamado eleito pelo presidente do TJPI, Sebastião Ribeiro Martins, o desembargador José Ribamar Oliviera que obteve 14 votos contra 5 destinados ao desembargador Ricardo Gentil Eulálio e uma ausência que foi a do desembargador, Pedro Alcântara Macedo.

O 1º desembargador a votar foi o decano, Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, que reconhecendo a legitimidade de ambos os candidatos, bem como a capacidade técnica, mas fez a opção pelo seu colega, inclusive de Câmara de Direito Público, José Ribamar Oliveira.

A eleição seguirá até a deliberação com relação aos demais cargos, neste momento está sendo discutida uma preliminar do Desembargador Haroldo Rehn contra a candidatura do colega Raimundo Eufrásio [ambos disputam a vaga de vice-presidente], o debate está acirrado e segue até a votação.

O JTNEWS anunciou nesse sábado que, conforme informações de bastidores colhidas no próprio Tribunal, o desembargador Ribamar Oliveira deveria ser o escolhido para comandar o TJPI durante o Biênio 2021-2022, e teria 15 votos, o mesmo foi eleito com 14, diferença de um voto, confirmando assim as informações de bastidores obtidas pelo JTNEWS.
Entendimento entre candidatos à vice-presidência impediu votação de preliminar
Antes da votação da preliminar houve acordo entre os desembargadores Raimundo Eufrásio e Haroldo Rehen, pois até então havia uma reciprocidade de impugnação de suas candidaturas, entretanto o entendimento reinou na corte.
Ao final da votação para a vice-presidência, venceu o desembargador Raimundo Eufrásio [ele que é ex-presidente do Tribunal de Justiça do Piauí], cujo resultado foi simetricamente ao que proclamou, mais cedo, o desembargador Ribamar Oliveira prediente do Tribunal, ou seja, 14 a 5.

Os desembargadores Ricardo Gentil Eulálio Dantas e Haroldo Rehem que não obtiveram êxito eleitoral no pleito de hoje (5/10), desejaram sucesso na gestão dos eleitos e se colcoaram à disposição para contribuir em prol da melhoria da prestação jurisdicional dos piauienses.
Após a votação, o presidente eleito do TJ-PI ressaltou os avanços do Tribunal nas últimas gestões e os desafios trazidos por este momento de enfrentamento à pandemia de Covid-19. “O ano de 2021 também apresenta algumas dificuldades no aspecto orçamentário; há algumas restrições em relação à nomeação de cargos, à realização de concurso público. Vamos ter que administrar (o TJ-PI) dentro dessas dificuldades, buscando soluções — que já se apresentam, fazendo mudanças, a fim de que, efetivamente, possamos apresentar um bom trabalho”, declarou.
Confira a composição da Direção do TJ-PI para o biênio 2021/2022
Presidente: Des. Ribamar Oliveira
Vice-presidente: Des. Raimundo Eufrásio
Corregedor: Des. Fernando Lopes
Vice-corregedor: Des. Joaquim Santana
Diretor-geral da Ejud-PI: Des. Sebastião Martins
Vice-diretor da Ejud-PI: Des. Erivan Lopes
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Site do IMEPI apresenta falhas e fere princípios constitucionais de transparência
-
Geral Morador do Renascença II relata dificuldades com a falta de água na zona Sudeste de Teresina
-
Geral Prefeitura de Timon (MA) gasta mais de R$ 1 milhão com fornecimento de refeições, mas não divulga contrato
-
Geral Servidores Municipais de Teresina realizam assembleia com manifestação por reajustes e melhorias salariais
-
Segurança Pública Três homens são capturados com carro roubado em casa abandonada no Buenos Aires
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública Jovem é executado após ser sequestrado de casa, na zona Norte de Teresina
-
Geral Homem mata a irmã e mantém a mãe em cárcere privado em Amarante (PI)
-
Política TCE-PI suspende pagamento de salários da prefeita de Canavieira por ilegalidade
-
Política TCE condena ex-prefeito de Gilbués a devolver R$ 1,2 milhão por irregularidades com INSS
-
Justiça Vereadora Tatiana Medeiros é denunciada à Justiça e pode pegar até 500 anos de cadeia