O Tempo; por Brandão de Carvalho

"O tempo não para. Eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades. O tempo não para. Não para, não, não para..."

A crônica deste domingo (14/3) do articulista, Brandão de Carvalho, traz importante reflexão acerca do 'tempo', o autor buscou inspiração, além da bíblia, também na música "O Tempo Não Para" de autoria do imortal Cazuza em parceria com Arnaldo Brandão, que tão bem descreveram 'o tempo', confira no texto do autor a seguir...  

O tempo é feito de momentos que nos aguardam quando pueris, mesmo que já o tenhamos experimentado de uma forma quase inconsciente.

Foto: Ivo Rogério para o JTNEWSBrandãao de Carvalho discorre acerca do 'Tempo'
Brandãao de Carvalho discorre acerca do 'Tempo'

Dizem os mais vividos [e é uma grande certeza], que o tempo é o senhor da razão; ele nos ensina a viver, ultrapassar os obstáculos, vencer nossas indiferenças, paixões, ódios, amores destruídos até mesmo por sua causa, incrementar outros, não esmorecer diante as vicissitudes da vida, saborear as vitórias, vencer as derrotas. 

O tempo para mim, ou melhor, para todos nós humanos, porquanto pensantes [os animais também passam pelo tempo], é a soma do passado, do presente, que poderemos adicioná-lo a um futuro ainda incerto. Lembra-me a letra da música do imortal Cazuza, em sua descrição sobre o tempo..., "a tua piscina tá cheia de ratos... Tuas ideias não correspondem aos fatos... O tempo não para. Eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades. O tempo não para. Não para, não, não para... Dias sim, dias não, vou sobrevivendo sem um grande arranhão. Da caridade de quem me detesta." 

Palavras sábias de um grande poeta, filósofo e musicista, numa abrangência profunda, que cabe aqui, cada um,” hermeneutizar”, interpretar, cada sentido dessa pequena parte que listamos aos nossos leitores, que cada um assuma seu papel, dentro deste contexto. 

Será que já nascemos dentro de um determinismo a ser cumprido? Ou nós mesmos fazemos o nosso tempo de acordo com nossa vontade? Creio eu, acho que o tempo é uma questão de livre arbítrio de cada ser humano, nós somos o verdadeiro dono de nosso destino, pelo bem ou pelo mau que poderemos fazer aqui na Terra.

O destino, o tempo, é o período que temos para moldar nossa argila imperfeita colocada pela Forca Superior, aonde cada qual se transforme de pedra bruta a uma pedra polida, também segundo os ensinamentos maçônicos, cristãos, seja qual for a sua denominação de fé. 

Não esqueçamos, que há também o tempo de Deus, que não se contrapõe ao tempo do Homem; conhecemos bem essa máxima: “fazes por ti que ti ajudarei". 

Não há nenhum paradoxo nisso, embora à primeira vista se pense assim. Está lá no livro de Eclesiastes 3, escrito: “tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. 
Há tempo de nascer, e tempo de morrer, tempo de plantar, tempo de se arrancar o que se plantou . 
Tempo de matar, e tempo de curar, tempo de derrubar, e tempo de edificar. Tempo de chorar, tempo de rir, tempo de prantear, tempo de dançar. Tempo de buscar, tempo de perder, tempo de guardar, tempo de lançar fora"! 

Como vivemos tempos tormentosos, tempos calamitosos, turbulentos, temos até de maldições, eu me atreveria a dizer isso agora, vamos nos unirmos, dá as mãos, extrair esse câncer das politizações de quem diz dá mais ou dá menos, a quem culpar mais ou culpar menos, porque o tempo é exatamente este previsto no Eclesiastes; é tempo de compaixão, é tempo de chorar, é tempo de orar, é tempo de se redimir, é tempo de multiplicar, não é tempo de subtrair..., vejo e antevejo, que a humanidade perdeu seu rumo, nem isso ainda bastou, para amainar os corações ensandecidos...

Vamos refletir essa minha mensagem de hoje, se puderem, acharem interessante que visualizem para muitos; se nada os tocou, que pelo menos leiam e possam apreender alguma coisa ao âmago de suas almas!

"Eu vejo o futuro repetir o passado", é assim como vejo. Reflitamos...

Brandão de Carvalho é escritor, membro da Academia Piauiense de Letras Jurídicas e desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí.

Fonte: JTNEWS

Comentários