"O Presidente Bolsonaro confunde e engana a população ao informar dados distorcidos", afirma governador Wellington Dias

A afirmação veio após Bolsonaro publicar em seu Twitter uma lista com repasses que teriam sido feitos pelo governo federal em 2020

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou neste domingo (28/02) que o presidente da República, Jair Bolsonaro, "confunde e engana a população ao informar dados distorcidos".

Foto: DivulgaçãoGovernador Wellington Dias
Governador do Piauí, Wellington Dias

A afirmação veio após Bolsonaro publicar em seu Twitter uma lista com auxílios que teriam sido repassados pelo governo federal em 2020 a cada estado do país. Segundo o presidente, os valores dizem respeito aos repasses da saúde e outros, além dos valores indiretos de suspensão e renegociação de dívidas.

Wellington Dias declarou que os auxílios que Bolsonaro afirma ter repassado aos estados são "transferências constitucionais obrigatórias para estados e municípios (FPE, FPM, FUNDEB e SUS), bem como benefícios previdenciários obrigatórios". 

"As transferências constitucionais obrigatórias e os benefícios previdenciários não podem ser vistos ou divulgados como ação extraordinária do governo federal. São recursos que cada estado e município tem direito pelo pacto federativo. Não é favor algum", escreveu Wellington Dias, em sua rede social.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) também constestou a informação dada por Bolsonaro. "A mentira federal sobre repasse de recursos ao Estado do Maranhão é tão absurda que o valor 'informado' (R$ 36 bilhões) equivale quase ao DOBRO do orçamento do Estado em 2020. Vamos ter que, mais uma vez, entrar na Justiça por essa vergonhosa fake news", escreveu nas redes sociais.

Fonte: JTNEWS

Comentários