O II Encontro Nacional de Diretores de Unidades Prisionais aconteceu esta semana em São Paulo

O encontro tem como objetivo o intercâmbio de boas práticas e o compartilhamento de informações sobre o sistema penitenciário

Aconteceu na última segunda e terça-feira (04 e 05), o II Encontro Nacional de Diretores de Unidades Prisionais, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional. O evento aconteceu em São Paulo.

Aberto pelo diretor geral do Depen Nacional, Fabiano Bordignon, encontro tem como objetivo o intercâmbio de boas práticas e o compartilhamento de informações sobre o sistema penitenciário. Participaram aproximadamente 230 pessoas, dentre elas 140 diretores de unidades prisionais dos 26 estados, além do Distrito Federal.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsDiretor Geral do Depen
Diretor Geral do Depen, Fabiano Bordignon, na Escola Nacional de Serviços Penais 

“Reunir os dirigentes do sistema prisional é um desafio que o Depen tem conseguido realizar com a ajuda dos secretários de Estado de administração prisional. No próximo ano, teremos outros encontros que permitirão a participação de ainda mais servidores, buscando a troca de informações e experiências”, disse Bordignon.

“O acompanhamento das rotinas diárias pelo diretor da unidade é fator determinante na retomada do controle das unidades.” afirmou o diretor.

Participaram também do evento, o diretor de Inteligência da Secretaria de Estado da Justiça [Sejus - PI], o Delegado Charles Pessoa (que também foi um dos palestrantes do evento), e os diretores das penitenciárias de Parnaíba e São Raimundo Nonato, Flávio Evandir e José Melo e o diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Sandro Abel Souza Barradas que foi um dos coordenadores e palestrante do evento.

Foto: Jacinto teles/jtnEwsSandro Abel Barradas
Sandro Abel Barradas, foi um dos coordenadores do II Encontro Nacional de Diretores de Unidades Prisionais

Para Flávio Evandir, diretor da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, o evento foi de suma importância para o desenvolvimento profissional como gestor. “Foi uma experiência muito enriquecedora, haja vista que muitos dos temas debatidos são do nosso cotidiano.

Foi um evento que nos faz ampliar a visão de diretor de unidade prisional com palestras de pessoas gabaritadas. Tudo isso vai refletir na dinâmica da execução penal e da inteligência prisional da unidade”, disse o diretor.

O diretor de Inteligência da Sejus-PI, Delegado Charles Pessoa, viu o encontro como uma maneira de aprimoramento do sistema penitenciário brasileiro.

Foto: Divulgação Charles Pessoa/Arquivo PessoalEncontro de unidades prisionais
Delegado Charles Pessoa palestrando no II Encontro Nacional de Diretores de Unidades Prisionais em São Paulo - SP

“Esse encontro teve vários pontos positivos e foi de suma importância para o aprimoramento da gestão penitenciara brasileira. Um momento para integração, compartilhamento de ideias e ações entre os gestores de todos os estados, e isso gera um resultado positivo para o sistema penitenciário”, afirmou Charles.

No primeiro dia, o evento foi transmitido ao vivo para as escolas penitenciárias dos 26 Estados e do Distrito Federal, para maior propagação das informações apresentadas nos painéis e debates.

O presidente da Federação das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs), Valdeci Ferreira; o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Luiz Carlos Rezende e Santos, e o presidente voluntário do Conselho de Administração da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Tomáz de Aquino Resende, falaram sobre a humanização do cárcere como caminho para a melhor custódia do preso.

Na terça-feira, os participantes debateram a capacitação dos servidores, o controle prisional, a automação de portas de celas e novas tecnologias e o quociente emocional na formação do líder.

A educação e a empregabilidade do preso também foram discutidos em um dos painéis da tarde, após o agente da Polícia Federal, Leonardo Ferreira de Lira, apresentar o tema "problemas complexos não se resolvem com soluções simples".

Fonte: JTNews com informações da Sejus-PI

Comentários