O governo lança o programa Sanear/DF, ações conjuntas no combate ao coronavírus e à dengue

Programa teve início nesta terça-feira (31), em Ceilândia, os profissionais fizeram a limpeza de endereços públicos com grande circulação de pessoas

A higienização de espaços públicos é prioridade do Governo do Distrito Federal (GDF) no combate à pandemia provocada pelo coronavírus (causador da Covid-19) e doenças causadas por arboviroses, como a dengue, zika, febre amarela e febre chikungunya.

Foto: Lúcio Bernardo Jr.Com o envolvimento de diversos órgãos do GDF e de administrações regionais, ação deve estar concluída em 60 dias
Com o envolvimento de diversos órgãos do GDF e de administrações regionais, ação deve estar concluída em 60 dias

Em mais uma ação integrada, o governo lançou nesta terça-feira (31) o programa Sanear/DF, com as medidas necessárias para reduzir o impacto causado por essas enfermidades.

O Sanear/DF deu a largada em Ceilândia com uma equipe formada por 150 pessoas, cinco máquinas pesadas, 20 caminhões e 20 veículos leves.

Foto: Lúcio Bernardo Jr.Eles foram aplicados nos endereços públicos listados pela administração regional
Eles foram aplicados nos endereços públicos listados pela administração regional

Esse grupo de trabalho, formado por servidores de empresas e secretarias do GDF, com apoio do programa GDF Presente, retirou lixo, entulho e sucata das ruas, lavou e higienizou feiras, escolas, terminais rodoviários, paradas de ônibus, estações de metrô, unidades de saúde, praças e demais áreas de grande circulação de pessoas.

Foram limpos e vistoriados locais como as feiras Central e da Guariroba, as estações de metrô da cidade, o Hospital Regional de Ceilândia, escolas públicas e quadras. 

Para esse serviço, os profissionais utilizaram produtos como o fumacê, variações do Ultra Baixo Volume (UBV) e água. A borrifação desses materiais tem o objetivo de eliminar vetores do mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti. Também previne e combate escorpiões, além de afastar pombos.

Foto: Lúcio Bernardo Jr.Os profissionais utilizaram produtos como o fumacê, variações do Ultra Baixo Volume (UBV) e água.
Os profissionais utilizaram produtos como o fumacê, variações do Ultra Baixo Volume (UBV) e água.

Eles foram aplicados nos endereços públicos listados pela administração regional e vistoriados por militares do Corpo de Bombeiros e agentes de Vigilância Ambiental e da Secretaria de Saúde. Ainda foram removidos entulhos e inservíveis de áreas públicas utilizadas para o transbordo irregular de materiais.

“Esse programa é fundamental para acelerar o combate ao coronavírus e outras arboviroses, como o mosquito transmissor da dengue. Nós estamos focando em locais com grande circulação de pessoas e iniciamos em Ceilândia por ser a maior cidade do Distrito Federal”, explica Fernando Leite, titular da Secretaria Executiva das Cidades, órgão que pertence à Secretaria de Governo.

Após a conclusão dos trabalhos em Ceilândia, o programa vai passar pelas demais regiões administrativas. A previsão é de que o serviço seja finalizado, em todo o DF, nos próximos 60 dias.

O programa foi proposto pela Secretaria Executiva das Cidades e pela Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival) em virtude do Decreto nº 40.550, de 23 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

Fonte: Agência Brasília

Comentários