O "efeito coronavírus" tem prejudicado empresas no Piauí

O setor pode sofrer bastante antes que a ajuda do governo chegue

Com os primeiros resultados do efeito Coronavírus, o governo federal promete salvar micro e pequenos empresários da falência e garantir empregos, mas o setor pode sofrer bastante antes dessa ajuda chegar.

Alguns bares de Teresina já estão funcionando sem música ao vivo e com movimentação menor nesta semana. O público caiu mais de 50% nos últimos dias, academias de ginástica também estão sofrendo com a queda do número de alunos desde semana passada e restaurantes estão fechando mais cedo. 

Foto: Reprodução: TV Cidade VerdeBares em Teresina com pouca movimentação
Público em bares cai mais de 50% nos últimos dias 

Kayo Eduardo proprietário de um bar em Teresina, explica que a higienização do seu estabelicimento foi reforçada por conta do coronavírus, e que está tomando todas as medidas de segurança necessárias para não perder clientes, mas que como empreendedor já sentiu uma diminuição nos lucros. 

"Estamos seguindo as orientações das autoridades, nesse estabelecimento tinhámos programação musical ao vivo de segunda à segunda e tivemos que cancelar, a gente já está sentindo o baque, a diminuição considerável de clientes tanto pela mobilização que já tá tendo nacionalmente pras pessoas ficarem em casa, quanto pela falta da atração" afirmou o empreendedor.

Em uma academia na capital que recebia cerca de 250 clientes por dia, esse número caiu para 30 e há momentos que alguns espaços ficam vazios. Alex Barros é um dos alunos que está indo regularmente para os treinos e conta que está tomando algumas precauções  "Busco lavar as mãos sempre, passo álcool em gel e também estou limpando os aparelhos".

Foto: Reprodução: TV Cidade VerdeAcademias vazias devido ao novo coronavírus
Academias vazias devido ao novo coronavírus

Mesmo com as medidas adotadas pela academia, como manter portas e janelas abertas e não utilizar as catracas, o empresário Demóstenes Ribeiro conta que " Como está se desenhando vamos ter que fechar mesmo". 

O governo federal se pronunciou afirmando que vai direcionar recursos para salvar empregos e até ajudar a pagar salários de funcionários de micro e pequenas empresas.

"Para as emprensas que se comprometerem com a manutenção dos empregos durante esse período, nós bancamos uma parte do salário, só para as micro e pequenas empresas . A cada 48 horas nós estamos minitorando e vamos anunciar a medida que a economia necessite" concluiu o Ministro da Economia, Paulo Guedes.   

O Comitê Gestor do Simples Nacional em uso das suas atribuições, e o Regime Interno aprovado pela resolução CGSN nº 1, resolveram em função dos impactos da pandemia do Covid-19 prorrogarem as datas de vencimentos dos tributos federais previstos nos incisos I e VI do caput do art. 13.

O período de apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril para o dia 20 de outubro. Os de vencimento em abril para o mês de novembro. A prorrogação do prazo que se refere o caput não implica direito à restituição de quantias eventualmente já recolhidas. 

Fonte: JTNEWS com informações da TV Cidade Verde

Comentários