Número de atendimentos no HUT por acidentes de trânsito é o maior em 6 anos
Somente em julho, foram registrados em média 31 atendimentos por dia.O número de pessoas atendidas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com lesões causadas por acidentes de trânsito bateu recorde no mês de julho. A demanda foi à maior em um intervalo de seis anos, apresentando o acréscimo de 13% nas hospitalizações por acidentes de trânsito.

Ao concentrar os atendimentos de trauma da capital e região em atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), em julho foram 965 pessoas envolvidas nesse tipo de acidente, em média, 31 atendimentos por dia. A maioria dos pacientes atendidos foi de acidentados com motocicletas, num total de 839, seguidos pelos pedestres, com 86 atropelamentos e ocupantes de automóveis, com 40 vítimas.
O diretor técnico do HUT, Ítalo Costa, destaca o impacto que isso tem na rotina do hospital.
“Maior parte destas vítimas, principalmente os que se envolvem com acidentes com motos, precisam de cuidados posteriores, além da assistência imediata, o que implica numa internação, em alguns casos com necessidade de cirurgias, sendo as
ortopédicas e cirurgias da face as mais frequentes e isso tem um impacto significativo, com a ocupação de leitos, necessidade de intervenções cirúrgicas, além da principal preocupação que são as sequelas físicas que ficam por causa dos traumas sofridos com o acidente”, analisa o médico.
Ao divulgar esses dados, a gestão da unidade hospitalar destaca a importância da prevenção no trânsito, excesso de velocidade, ingestão de álcool e uso do celular são alguns dos principais fatores que podem levar a um acidente de trânsito, essas emergências têm um aspecto particular: a maioria delas é evitável.
O HUT é o maior serviço público na rede de urgência e emergência do Estado, com 375 leitos, é mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e atua como retaguarda, alinhado com a Central de Regulação do SUS e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Irmão de empresária é indiciado por ameaçar e destruir sítio da família em Amarante
-
Geral Muro de escola desaba e deixa três pessoas feridas em Barras
-
Segurança Pública Polícia Penal fiscaliza pessoas com tornozeleiras em prévia carnavalesca de Parnaíba
-
Política Charles da Silveira anuncia edital que garantirá remédios por dois anos para Teresina
-
Política Prefeito Sílvio Mendes paga R$ 16 milhões ao Consórcio Recicle Aurora
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública DRACO prende em Teresina acusado de roubar R$ 22 milhões de carro-forte em Bacabal
-
Justiça Vereadora de Teresina ingressa com queixa-crime contra jornalista, por calúnia e difamação nas redes sociais
-
Justiça Segundo advogada, Unimed e Hapvida descumprem ordens judiciais e prejudicam tratamento de crianças autistas
-
Política Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará Teresina em fevereiro
-
Política Prefeito Sílvio Mendes anuncia reajuste de 6,5% para os professores