Novembro Laranja marca campanha de prevenção à surdez

Campanha conscientiza a realização de exames anuais

Mais de 10 milhões de brasileiros não ouvem perfeitamente. Eles têm algum tipo de deficiência auditiva. Desse total, mais de três milhões não escutam nada.

Foto: EBCCampanha de Prevenção á surdez
Campanha de Prevenção á surdez

Os dados são de uma pesquisa do Instituto Locomotiva, e apontam ainda que a surdez atinge mais homens que mulheres.Segundo o levantamento, apenas 9% das pessoas com deficiência auditiva nasceram assim, a maior parte adquiriu o problema ao longo da vida, principalmente na terceira idade, na faixa dos 60 anos.

Uma dessas pessoas é o engenheiro agrônomo Alonso de Miranda, de 89 anos. Há cerca de um ano, ele perdeu totalmente a audição.A esposa, Ereni de Carvalho, detalha que o grau de deficiência auditiva do marido o impede até de atender telefonemas.A pedagoga e estudante de pós-gradução, Karoline Rodrigues, de 29 anos, descobriu que tinha deficiência auditiva aos sete anos de idade, na escola. Desde então, ela usa aparelho auditivo e tem uma vida normal.

A coordenadora do Centro de Reabilitação Auditiva do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia, Juliana Bahmad, explica que o recomendável é fazer exame anualmente.

No Brasil, a maioria das pessoas com algum tipo de deficiência auditiva mora nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul.

Fonte: EBC

Comentários