Nove detentos fogem de presídio de Coari, no Amazonas

Internos serraram a grade da cela, subiram para o telhado e pularam muro da unidade prisional

Nove detentos fugiram da Unidade Prisional de Coari, a 450 quilômetros de Manaus por via fluvial, na madrugada desta segunda-feira (23). A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que a polícia já iniciou as buscas pelos foragidos.

Foto: Arquipo GóesPresídio de Coari, no interior do AM
Presídio de Coari, no interior do Amazonas

De acordo com a Seap-AM, os internos serraram a grade da cela, subiram para o telhado e pularam o muro do estabelecimento penal.

Em março deste ano, três presos fugiram da mesma unidade, em Coari. Há nove dias, o Amazonas registrou uma fuga de presos da delegacia do município de Iranduba, a 27 Km da capital.

O estado do Amazonas é uma unidade federativa que atua no sistema penitenciário ao arrepio da lei de execução penal e da constituição federal, pois não faz concurso público há dezenas de anos, existem apenas 50 policiais penais efetivos, o que ocasiona um grande problema na estrutura do sistema penitenciário amazonense.

Foto: Reprodução/ogloboGovernador do Amazonas
Governador do Amazonas

No Amazonas, operam empresas de privatização prisional, que desenvolvem atividades como se fossem o próprio Estado, o governador Wilson Miranda Lima, não obstante as cobranças dos policiais penais e do Ministério Público do Estado,  ainda não anunciou concurso público para os policiais penais.

Foto: JTNEWSCapitão Alberto Neto em entrevista ao JTNEWS
Capitão Alberto Neto em entrevista ao JTNEWS

 O deputado federal capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) vem fazendo a defesa do concurso público no estado do Amazonas, mas o governador precisa anunciar o quanto antes, pois a associação dos policiais penais do Brasil (AGEPPEN-BR) deve entrar em breve com ação direta de inconstitucionalidade junto ao supremo tribunal federal, visando a declaração de inconstitucionalidade dos contratos temporários no Amazonas e sobretudo pela realização de concursos públicos, considerando que a constituição federal já foi alterada pela emenda constitucional 104/2019 e que as atividades de policiais penais não podem ser terceirizadas ou privatizadas.

Fonte: JTNEWS com informações do G1

Comentários