Presídio do Piauí recebe Vistoria Técnica de Conselho antes de sua inauguração

A Cadeia Pública no Município de Altos, que deve ser colocada em funcionamento ainda neste mês, foi toda projetada e construída atendendo às modernas normas da nova arquitetura

O Conselho Penitenciário do Estado do Piauí [Órgão colegiado consultivo e fiscalizador da Execução da Pena], presidido pelo secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson Rodrigues, realizou Vistoria Técnica nessa semana (14/08), na Cadeia Pública de Altos (CPA), cuja relatoria  ficou a cargo da conselheira Glícia Rodrigues Batista.

Foto: Jacinto Teles/JT NewsCPA3
Um dos portões principais da Cadeia Pública de Altos (CPA)

Os membros do Conselho Penitenciário conheceram in loco todas as condições do novo Estabelecimento Penal, que, dentre em muito breve deve estar sendo inaugurado pelo governador Wellington Dias e o secretário Carlos Edilson [que já indicou o novo diretor da Unidade Prisional]; a equipe foi recepcionada por Antônio Vinícius Rodrigues da Silva [responsável administrativo interino, funcionário de carreira penitenciária], que prestou todos os esclarecimentos acerca do funcionamento da Unidade Penal.

Foto: Jacinto Teles/JT NewsCPA24
Conselheiros observam organização no acesso de PcD

A Cadeia Pública que deve ser colocada em funcionamento ainda neste mês de agosto, foi toda projetada e construída atendendo às normas da nova arquitetura recomendada pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), que é o órgão nacional de Execução Penal a quem o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) segue orientação nesse tipo de construção.

Foto: Jacinto Teles/JT NewsCPA14
Presidente Carlos Edilson e demais conselheiros acompanham vistoria na parte de segurança prisional

A obra é financiada pelo Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), com contrapartida do Governo do Estado do Piauí. A Caixa Econômica Federal que é a instituição financeira responsável pelo repasse e fiscalização de toda a obra deve estar recebendo-a da construtora nesses próximos dias,  e consequentmente entregando-a à Secretaria de Estado da Justiça, com o objetivo de ser inaugurada urgentemente.

Foto: Jacinto Teles/JT NewsCPA18
O adminstrador interino do Presídio, Antônio Vinícius, diz: "aqui o preso vai andar na linha", e mostra os limites de atenção

O secretário de Justiça, Carlos Edilson, já anunciou que Antônio Vinícius da Silva, o qual é agente penitenciário, bacharel em Direito e especialista em Ciências Criminais, será o diretor do novo presídio, inclusive, vem de uma vasta experiência na Cadeia Pública de São Raimundo Nonato, onde exerceu importantes funções de segurança e administração.

Foto: Jacinto Teles/JT NewsCPA6
Conselheiros recebem informações de Vinícius, ao centro, a relatora Glícia Rodrigues faz anotações

O presídio de São Raimundo Nonato no Piauí, é  reconhecido nacionalmente pelo Departamento Penitenciário Nacional, como unidade padrão disciplinar, jamais tendo sido registrada uma fuga de preso ou entrada de aparelho celular em suas dependências carcerárias [nos seus mais de 12 anos de existência].

Foto: Jacinto Teles/JT NewsCPA9
Secretário Carlos Edilson e Antônio Vinícius [que deve ser confirmado na gestão do novo Estabelecimento Penal]

O gestor do Sistema Penitenciário do Estado, Carlos Edilson, assegurou , que esse estabelecimento prisional deve abrigar no mínimo 600 presos e "deve ser modelo de administração penitenciária para o Brasil, pois todos os profissionais de execução penal que aqui vão trabalhar são dotados de conhecimentos de inteligência penitenciária, dentre as mais modernas técnicas de segurança e ações humanísticas adotadas pela formação penitenciária sob a direção da Academia de Formação Penitenciária do Estado do Piauí (ACADEPEN/PI)", declarou o secretário de Justiça e presidente do Conselho Penitenciário do Estado.

Foto: Jacinto Teles/JT NewsCPA21
Sala de reunião dos professores já está pronta, assim como as demais, inclusive o espaço da biblioteca

Com o funcionamento desse importante Estabelecimento Penal, o Sistema Prisional do Piauí vai ter um fôlego extraordinário na superlotação, principalmente com relação à Casa de Custódia em Teresina [com superlotação já insuportável para a realidade atual],  está operando graças aos esforços dos bravos e bravas agentes penitenciários (as), pricnipais executores (as) da pena privativa de liberdade. 

Foto: Jacinto Teles/JT NewsCPA11
Membros do Conselho Penitenciário observam toda a área interna
Foto: JTNEWSConselheiros Penitenciários

Na próxima reunião do Conselho, este, deve discutir acerca da vistoria técnica realizada, considerando principalmente o relatório a ser apresentado pela conselheira, Glícia Rodrigues. 

É importante destacar, que ainda existem aproximadamente 38 novos agentes penitenciários já formados pela ACADEPEN/PI, no Curso de Formação Inicial de Agentes Penitenciários de 2018. 

Estes aguardam tomar posse para o novo presídio no Município de Altos, pois será um reforço necessário, haja vista, a especial formação que estes profissionais receberam por meio de uma equipe técnica especializada [formada por instrutores e professores do Estado e do Departamento Penitenciário Nacional], com base em uma moderna grade curricular, tal posse deve ocorrer o quanto antes possível para reforçar a segurança no Sistema Prisional.

Nesta última foto, da direita para a esquerda, os conselheiros Jonas Deusdará, Jacinto Teles Coutinho, Kelston Lages e Marcelo Pio, os quais participaram da Vistoria Técnica no novo Estabelecimento Penal, que, inegavelmente será de muita valia para o Sistema Penitenciário e para a Segurança Pública do Estado do Piauí.

Fonte: JT News

Comentários