Nova tabela com preços mínimos do frete rodoviário tem reajuste de até 2,51%

A tabela do frete foi criada pelo ex-presidente Michel Temer durante a greve dos caminhoneiros em 2018

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (19/01) uma nova tabela com preços mínimos de frete rodoviário.

Foto: Ministério da InfraestruturaTabelamento do frete foi uma das condições dos caminhoneiros para encerrar paralisação em 2018
Tabelamento do frete foi uma das condições dos caminhoneiros para encerrar paralisação em 2018

De acordo com a agência reguladora, as alterações vão resultar em um aumento médio que varia de 2,34% a 2,51%, conforme o tipo de carga e operação. O reajuste considera o IPCA, inflação oficial do país, e a atualização do preço do diesel.

Os novos valores foram aprovados pela diretoria da agência reguladora nessa segunda-feira (18/01). Os impactos médios oscilam de aumentos de 2,34%, para operações de alto desempenho com contratação somente de veículos automotor de cargas, a 2,51% para operações de carga lotação.

Pela legislação, o órgão precisa atualizar os preços a cada seis meses, em janeiro e julho de cada ano. A tabela do frete foi criada pelo ex-presidente Michel Temer durante a greve dos caminhoneiros em 2018. Uma das reivindicações da categoria, a medida foi implementada pelo governo dentro do conjunto de ações para pôr fim à paralisação. Confira a nova tabela.

Fonte: Estadão Conteúdo

Comentários