Municípios têm até o dia 31 de janeiro para aderir ao Programa Piauí Saúde Digital
A assinatura do contrato possibilitará que o programa seja estendido a todas as Regiões de Saúde do Piauí, respeitadas as particularidades do serviço público de saúde prestado em cada esfera.O governo do Piauí está lançando um programa para expandir os serviços de telessaúde em todo o estado, por meio do Programa Piauí Saúde Digital. Prefeitos e secretários municipais têm até o dia 31 de janeiro para aderir ao programa e garantir que suas comunidades possam se beneficiar dessa revolucionária iniciativa.

O Programa Piauí Saúde Digital é uma iniciativa pioneira no Brasil, destinada a ampliar e melhorar a rede de serviços de saúde em todo o estado, utilizando a telemedicina e outras tecnologias digitais para superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas. O objetivo é garantir o acesso à saúde de qualidade para toda a população piauiense.
A adesão ao Piauí Saúde Digital não só possibilitará a inclusão dos municípios na rede de telessaúde, mas também abrirá caminho para a extensão do programa a todas as Regiões de Saúde do Piauí, respeitando as especificidades de cada esfera do serviço público de saúde. A assinatura do contrato é crucial para que os municípios possam desfrutar dos benefícios proporcionados pelo programa.
"Com a adesão, os municípios terão implantados em sua rede de saúde o acesso 24 horas por dia, com interoperabilidade aos serviços de teleconsultas ilimitadas com médicos de diversas especialidades, que ajudam a reduzir as filas de espera por um procedimento, como já comprovado nos municípios onde o serviço está implantado”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.
Dois municípios, Piripiri e Lagoa do São Francisco, já estão colhendo os frutos do programa. Piripiri foi o primeiro a receber o Piauí Saúde Digital e realizou atendimentos que zeraram filas em oito especialidades médicas. Lagoa do São Francisco também aderiu ao programa, oferecendo atendimentos de qualidade à sua população.
A plataforma do programa possibilita a integração na Regulação, permitindo agendamento multi-especialidade de teleconsultas com profissionais como Psiquiatra, Psicólogo, Nutricionista, Pediatra, Ginecologista, Endocrinologista e Dermatologista. Além disso, há interoperabilidade com centrais de exames multiespecialidades, aparelhos e sistemas dos hospitais e unidades de saúde em geral, com emissão de laudos multi-especialidades.
“Para início da prestação dos serviços de telemedicina por meio do sistema implantado, é necessário que o gestor municipal assine o Termo de Implantação, junto à Sesapi. O governo do Piauí tem como meta implantar serviços de saúde de ponta para mais próximo da nossa população, com a ajuda da tecnologia”, explica o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
A Sesapi destaca a importância da adesão dentro do prazo estabelecido, lembrando que os municípios que optarem por aderir até 31 de janeiro terão os repasses a título de cofinanciamento da saúde pública mantidos até dezembro de 2024, em acumulação com a prestação do serviço de saúde por meio de telemedicina ou telessaúde. Aqueles que não realizarem a adesão dentro do prazo ficam excluídos do Programa Piauí Saúde Digital, com o cofinanciamento suspenso a partir de fevereiro de 2024, conforme determinação estabelecida pelo decreto nº 22613, de 15 de dezembro de 2023
Fonte: JTNEWS com informações do Pensar Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Polícia Civil prende advogado acusado de invadir apartamento e agredir ex-esposa em Teresina