MPPI promove primeiras inspeções virtuais em Unidades Básicas de Saúde do Piauí
Os estabelecimentos vistoriados ficam no município de Vera Mendes e Isaías Coelho, cidades que fazem parte da Comarca de ItainópolisA Promotoria de Justiça de Itainópolis em parceria com o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), realizou nessa quinta (05) e sexta-feira (06) as duas primeiras inspeções virtuais em Unidades Básicas de Saúde do Piauí.

. O trabalho foi promovido pelas Promotoras de Justiça Romana Vieira, titular da PJ de Itainópolis, e Cláudia Seabra, coordenadora do CAODS.
As vistorias contaram com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Saúde e das Secretarias Municipais de Vera Mendes e de Isaías Coelho e dos médicos do Ministério Público, Celso Pires Filho e Viviane Pompeo.
As inspeções virtuais passaram a ser adotadas para viabilizar aos membros do Ministério Público a fiscalização em tempo real da situação dos hospitais do interior do estado, verificando as necessidades e a evolução dessas unidades, principalmente, no que diz respeito a oferta de serviços de saúde para os pacientes com o novo coronavírus. Essa modalidade de trabalho agora será usada também na fiscalização em UBSs visando fortalecer a atenção primária em saúde.
A equipe do Ministério Público conheceu a estrutura de dois postos de saúde, um em cada cidade, os serviços ofertados, os procedimentos realizados, a farmácia básica e a informatização da gestão, além de conversar com profissionais sobre as condições de trabalho.
A inspeção em Vera Mendes foi guiada pela enfermeira Simone Barrosa de Carvalho, da equipe de Saúde Familiar. A secretária municipal de Saúde de Vera Mendes, Garnênia Oliveira, acompanhou os trabalhos. Os integrantes do Ministério Público elogiaram a organização e a forma de administração da unidade de saúde e parabenizaram a equipe da UBS.
Já em Isaías Coelho, a fiscalização na Unidade Basica de Saúde foi conduzida pela coordenadora de Atenção Básica, Gabiana Mauriz, e acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Isamara Campos. As duas gestoras prestaram informações aos representantes do MP do Piauí sobre o funcionamento da unidade, a equipe de profissionais, o fluxo de atendimento, a quantidade de testes para a COVID-19 que foram realizados, dentre outros dados.
Na UBS foram encontradas algumas deficiências, como a dificuldade na realização de exames laboratoriais, ausência de prontuário eletrônico, de sistema informatizado para a assistência farmacêutica e em relação a escala de profissionais da saúde.
Nas duas UBSs, os integrantes do Ministério Público visualizaram os setores de recepção, as salas de imunização, as salas de procedimentos, os consultórios de enfermagem e médico, as farmácias, os banheiros, e as áreas específicas para assistência aos pacientes com síndromes gripais e o Novo Coronavírus.
Fonte: MPPI
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Polícia Civil prende advogado acusado de invadir apartamento e agredir ex-esposa em Teresina