Morreu nesse sábado (19/3) em Teresina, o policial penal Osvaldo Luiz da Silva

'Osvaldim' como era carinhosamente chamado entre os colegas mais próximos, foi um dos fundadores do SINPOLJUSPI tendo sido seu 1º secretário-geral; também foi um dos primeiros sócios da AGEPEN-PI

Osvaldo Luiz da Silva, 57 anos, veio a óbito na madrugada desse sábado (19/3) em um dos leitos do Hospital São Marcos onde estava internado desde o dia 8 de fevereiro do ano em curso. Osvaldim, como era chamado entre seus amigos e colegas mais próximos, era funcionário da Secretaria da Justiça do Piauí desde o ano de 1984, trabalhou inicialmente na Colônia Penal Major César Oliveira, posteriormente no Sinpoljuspi e atualmente era lotado na Academia de Polícia Penal do Estado (ACADEPEN/PI).

Foto: Arquivo pessoalOsvaldo Luiz da Silva
Osvaldo Luiz: registro do dia 5/5/2021 quando estava fazendo acompanhamento médico em Teresina

Osvaldo Luiz foi velado por algumas horas desse sábado (19), no espaço Estrela da Pax União em Teresina, após ser levado à sua cidade natal Paulistana, situada no sudoeste do Piauí a aproximadamente 450 Km de Teresina, ficando bem próxima a Petrolina no Pernambuco, cujo sepultamento deve ocorrer na manhã deste domingo (20/3).

Em Teresina diversos policiais penais e amigos foram dar o último adeus a Osvaldim, além do secretário da Justiça Carlos Edilson Sousa, que ainda na manhã de sábado emitiu Nota de pesar pela morte do fiuncionário, seguida da Nota do Sinpoljuspi no final da tarde.

Foto: Arquivo pessoalOsvaldo Luiz em 7/4/2021 quando tomava a 1ª dose da vacina contra a COVID-19 no Corpo de Bombeiros de Teresina
Osvaldo Luiz em 7/4/2021 quando tomava a 1ª dose da vacina contra a COVID-19 no Corpo de Bombeiros de Teresina

Osvaldo Luiz da Silva, inciou sua atividade profissional ainda muito jovem, na década de 80, na Colônia Penal Major César Oliveira no Município de Altos-PI [quando este estabelecimento ainda podia ser chamado de penitenciária agro-industrial). Alí trabalhou por vários anos ao lado da diretora, dra. Maria das Graças Bastos de Oliveira, que também faz parte do quadro de servidores do Sistema Penitenciário do Piauí. 

Osvaldo Luiz foi um dos fundadores da 1ª Associação dos Servidores Penitenciários do Piauí (ASPEPI) que teve como 1º presidente o atual policial penal e jornalista Sousa Neto, cuja sede funcionava na própria Major César, em seguida seria eleito como presidente dessa Entidade, o servidor Jacinto Teles, que mais tarde liderava a sua transformação em Sindicato dos Servidores da Secretaria da Justiça do Piauí (SINSJUESPI), que por sua vez tranforma-se em 1992 em SINPOLJUSPI, sendo Osvaldo Luiz da Silva eleito na Chapa encabeçada por Jacinto Teles como o 1º secretário-geral desta entidade sindical.

A partir daí Osvaldo Luiz permaneceu por aproximadamente 14 anos atuando no movimento sindical do sistema prisional piauiense por meio do Sindicato da categoria, onde participou de várias gestões, inclusive ao lado de outros presdientes, como dos policiais civis,  Constantino Júnior e Assis Neto [atualmente delegado de Polícia].

Ao JTNEWS, Jacinto Teles [que não pode estar presente no velório por estar em Brasília] deu o seguinte depoimento acerca da sua convivência com Osvaldo Luiz:

"Osvaldo vai ao encontro do Pai Celestial conduzido pelo Espírito Santo de Deus, porém deixa um grande legado, não somente ao sistema prisional do Piauí, pelo qual ele sempre lutou para melhorá-lo, mas aos seus familiares, amigos e colegas, pois ele foi um homem leal, companheiro, digno e comprometido com suas atribuições, e sobretudo solidário. Eu particularmente perdo não somente um amigo, mas parte da minha vida porque foram mais de 3 décadas de convivência, chegamos em Teresina bastante jovens com 18 anos de idade, ambos oriundos do Sertão [eu de Jaicós e ele da vizinha Paulistana], e em Teresina ele acompanhou o meu casamento, o nascimento dos meu filhos, e enfrentamos juntos grandes perseguições e desafios históricos, como o fechamento do SINPOLJUSPI em razão da nossa luta pela legalidade e melhoria da segurança pública do Piauí; e Osvaldo por ser nosso melhor 'escrivão' varava madrugadas colocando nossas ideias aprimoradas por Dr. Deusdedit Ribeiro (in memorian) e Walter Henrique Siqueira no papel, para serem levadas ao Judiciário, visando a reabertura do nosso Sindicato. Seu exemplo de lealdade e dignidade, Osvaldo, ficará marcado indelevelmente em nossa memória.

Até um dia feliz em que nos encontraremos na Eternidade, meu querido amigo! Deus esteja conosco sempre..." declarou Jacinto Teles, policial penal [aposentado], advogado e presidente da Associação dos Policiais Penais do Brasil (AGEPPEN-BRASIL).

Já o professor e policial penal, Estefan Coelho Silva lamentou a morte do seu companheiro de lutas no Sinpoljuspi, dizendo assim: "Rogo a Deus por meio do Senhor Jesus Cristo, que conceda ao Osvaldo Luiz uma Morada Eterna no seu Reino e que conforte sua família e a todos os amigos. Com a partida prematura de Osvaldim, nossa história do Sindicato [o Sinpoljuspi] fica incompleta ou desfalcada. Declarou Estefan Coelho, que por tantos anos atuou junto com Osvaldo Luiz no Sinpoljuspi.

Fonte: JTNEWS

Comentários