Morre ex-presidente do SINPOL-SE e da Federação Nordestina dos Policiais Civis, Manoel do Nascimento

O policial civil Manoel do Nascimento faleceu hoje (15) em Aracaju na capital sergipana; o policial civil teve importante atuação na década de noventa em favor dos policiais civis do Nordeste

Manoel do Nacimento era policial civil no Estado de Sergipe, sua morte ocorreu hoje (15/03) pela manhã na capital de Aracaju onde morava. A notícia foi veiculada na Página do Facebook do policial civil daquele Estado, Antônio Moraes, que, assim como Manoel do Nascimento foi presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (SINPOL-SE).

Foto: Mirageral/AracajuGovernador Marcela Déda em 2007 recebe diretoria do SINPOL-SE - tendo Manoel do Nascimento como presidente
2007: governador Marcelo Déda recebe diretoria do SINPOL - Manoel do Nascimento era o presidente 

Antônio Moraes assim manifestou-se sobre a morte do seu colega:

"Manoel faz parte da história do sindicato e da própria Polícia Civil. Lutou, ao seu modo, pelos interesses da categoria em sua época. Merece nossa reverência e nossas orações.

Foto: arquivo pessoal/Jacinto TelesAo centro o governador Wellington Dias
Ao centro o governador Wellington Dias, 2002, Jacinto Teles, Airton Franco e Manoel do Nascimento

Manoel foi um dos principais responsáveis pelo chamado reenquadramento de inúmeros colegas que, no final da década de 1990, já estavam há tempos trabalhando na atividade policial civil. O próprio Manoel foi reenquadrado em 2019. Lutou mais pelos outros do que por si mesmo.

Que Manoel siga seu caminho em paz e que sua família e amigos tenham força, união e o consolo de nosso Pai Celestial nesse momento de profunda tristeza," declarou Antônio Moraes, policial civil e ex-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe.

Foto: SINPOL-PIConstantino Junior Presidente do SINPOLPI
Constantino Junior - que é presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí

O JTNEWS ouviu o presidente do Sindicato dos Poilciais Civis do Piauí, Constantino de Sousa Barros Júnior, que destacou a luta de Manoel do Nascimento em prol dos policiais civis brasileiros, em especial do Nordeste, lembrando que Manoel esteve no Piauí diversas vezes quando o SINPOLJUSPI estava lutando por um novo Estatuto para os Policiais Civis, após a promulgação da Constituição da República de 1988.

Lembrou ainda o sindicalista que, quando esteve na diretoria do SINPOLJUSPI, participou em Aracaju da posse de Manoel do Nascimento à frente da Federação Nordestina de Policiais Civis (FENEPOL), e pode acompanhar o carinho que os policiais à época nutria pelo sindicalista sergipano.

Foto: arquivo pessoal/Jacinto TelesManoel Nascimento
Auditório da OAB-PI: da esquerda para a direrita, Sebastião Martins [então juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública] hoje presidente do TJ-PI, Ernani Uchôa [então presidente da APOCEPI], Manoel do Nascimento e Jacinto Teles [vice e presidente respectivamente da FENEPOL], Herivaldo e Carlos Lobo, presidente do SINPOL-PB e Secretário da Segurança Pública do PI

Jacinto Teles [que foi presidente do SINPOLJUSPI concomitante com o período de Manoel do Nascimento em Sergipe], lembrou que Manoel foi seu vice-presidente na Federação Nordestina dos Policiais Civis e, posteriormente lhe sucedeu na presidência da Entidade de policiais civis do Nordeste. O policial penal Jacinto Teles, lebrou do espírito de luta, de moderação e companheirismo como sendo características muito peculiares ao ex-dirigente sindical da Polícia Civil de Sergipe, Manoel do Nascimento.

Foto: arquivo pessoal/Jacinto TelesConstantino Júnior
IV Seminário Popular do Piauí - Realidade e Desafios da Segurança Pública. Manoel do Nascimento, presente!

"Manoel foi meu vice-presidente na FENEPOL, ombreamos em muitas lutas em defesa de uma segurança pública de qualidade e que valorizasse o profissional policial civil e penitenciário, aqui mesmo em Teresina, Manoel do Nascimento participou várias vezes de eventos importantes nessa área, tendo, inclusive tomado posse aqui juntamente conosco na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Piauí), bem como participou do IV Seminário Pópular do Piauí, que discutiu os desafios da Segurança Pública em 14 e 15 de dezembro de 2002, inclusive, com a presença do governador eleito, Wellington Dias [evento realizado no auditório do Metropolitan Hotel na Av. Frei Serafin em Teresina]. Que Deus conceda o descanso eterno ao cidadão Manoel do Nascimento," registrou Jacinto Teles, que é editor-chefe do JTNEWS.

Fonte: JTNEWS

Comentários