MOBILIZAÇÃO: Policiais Penais do Pará reúnem-se com secretário-chefe do governo estadual e cobram atendimento de pauta

O evento se concretizou após uma série de mobilizações da diretoria sindical junto ao Governo. Entre as pautas está a jornada de trabalho exacerbadas dos policiais penais

O secretário-chefe do governo, Helder Barbalho (MDB-PA), e o Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado Pará, Iran Ataíde de Lima, recebeu nessa terça-feira (11/5), no Palácio dos Despachos, a diretoria do Sindicado dos Policiais Penais do Pará (SINPOLPEN-PA) para tratar das principais pautas da categoria policial penal no Estado.

Foto: Reprodução / SINPOLPEN-PASecretário Helder Barbalho à mesa com o presidente do SINPOLPEN Rosivan Santos, Demétrius Lemos e Núbia Maia, vice-presidente e diretora jurídica, respectivamente
Secretário Helder Barbalho à mesa com o presidente do SINPOLPEN Rosivan Santos, Demétrius Lemos e Núbia Maia, vice-presidente e diretora jurídica, respectivamente

O evento se concretizou após uma série de mobilizações da diretoria sindical junto ao Governo, inclusive carreata, ato público e pedidos de audiência.

Entre as pautas estão a absurda jornada de trabalho de 24 X 48 horas, carga horária semana mais estressante do Brasil, que de forma inconstitucional o governo do Estado impões aos policiais penais sem sequer pagar a vantagem extra [que todos os policiais penais do Brasil recebem mesmo trabalhando em jornada de 24 X 72 horas]; o próprio Departamento Penitenciário Nacional já manifestou-se declarando que o Pará é o único estado do país que tem uma jornada de 24 X 48 horas.

Foto: Reprodução / SINPOLPEN-PAComissão de Policiais ficou de vigília até o término da reunião
Comissão de Policiais ficou de vigília até o término da reunião

Outro ponto importante da pauta é sobre o aumento da gratificação de risco de vida [de 60 para 100%] como já paga aos demais profissionais da Segurança Pública, bem como o pagamento do adicional noturno nos termos do Regime Jurídico Único, pois está sendo paga em valor imensamente menor do que o devido.

Ainda sobre o seguro de vida, um plano de ação de segurança para os policiais penais que estão sendo vítimas de uma sequência de atentados covardes do crime organizado [sem que o Estado combata tais crimes de forma efetiva] que durante os últimos meses já tirou a vida, covardemente, de cerca de 12 policiais penais.

Ao JTNEWS, o presidente do SINPOLPEN-PA, Rosivan de Jesus Santos, informou que o secretário da Casa Cilvil, Dr. Iran Ataíde, assegurou que em 10 dias dará uma resposta à categoria policial penal.

“Os policiais penais continuarão em alerta e acreditando que o senhor secretário nos traga resposta positiva à categoria, pois não suportamos mais tamanho desrespeito para com nossos direitos legais”, declarou o dirigente sindical.

Fonte: JTNEWS

Comentários