Ministro Roberto Barroso abre audiência sobre possibilidade de candidaturas sem filiação partidária
Ao iniciar a audiência, o ministro salientou a importância de ouvir especialistas para saber, entre outros pontos, se a exigência de filiação partidária é ou não indispensável para fins de candidaturaO ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu, na manhã desta segunda-feira (9), a audiência pública para discutir a viabilidade de candidaturas avulsas (sem filiação partidária) nas eleições.

O ministro é relator do Recurso Extraordinário (RE) 1238853, com repercussão geral reconhecida, que discute o tema. Ele salientou hoje a importância de ouvir especialistas para saber, entre outros pontos, se a exigência de filiação partidária é indispensável para fins de candidaturas ou se isso significa uma reserva de mercado para partidos que, “muitas vezes, não têm democracia interna”.
Ao longo do dia, representantes de partidos políticos, movimentos sociais, institutos ligados ao Direito, da Ordem dos Advogados do Brasil, Senado Federal, Câmara do Deputados, Advocacia Geral da União, além de acadêmicos e parlamentares, terão de 10 a 15 minutos para se manifestarem.
Na convocação da audiência, o ministro explicou que a análise do caso envolve discussões sobre os aspectos positivos e negativos da adoção de candidaturas avulsas, as dificuldades práticas, normativas, políticas ou de qualquer outra ordem relacionadas à sua implementação e os impactos da adoção dessas candidaturas sobre o princípio da igualdade de chances, sobre o sistema partidário e sobre o regime democrático. Segundo ele, essas questões extrapolam os limites do estritamente jurídico, demandando conhecimento interdisciplinar a respeito de aspectos políticos, eleitorais e administrativos relacionados à matéria.
A audiência, que está sendo realizada na sala de sessões da Primeira Turma do STF, tem transmissão pela TV Justiça, pela Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube.
Confira aqui a lista final de expositores.
Fonte: STF
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Delegacia de Jaicós (PI) indicia homem por ameaças contra mulher, em Patos do Piauí
-
Justiça Justiça do Piauí nega habeas corpus e mantém prisão preventiva de acusado de homicídio em Avelino Lopes
-
Geral Ouro no Piauí: descoberta de 7.100 toneladas pode transformar o Brasil
-
Geral Palestra destaca os impactos do álcool e outras drogas na amamentação
-
Geral Câmara de Teresina fecha contrato de quase R$ 400 mil para viagens de vereadores
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política PRECATÓRIOS: Advogado-Geral da União do governo Lula dá parecer pela derrubada de leis de Rafael Fonteles (PT-PI)
-
Segurança Pública Acusado de matar ex-mulher e vereador, usou arma da GCM para cometer o crime
-
Geral Diário de um invejoso; por Flávio de Ostanila
-
Saúde SAÚDE: Prefeitura de Parnaíba gasta quase R$ 1 milhão em suplementos infantis com fortes indícios de superfaturamento
-
Geral Prefeito de Parnaíba decreta luto de três dias após mortes de vereador e guarda municipal em Teresina