Ministério Público do Trabalho no Piauí abre seleção para estagiários

As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (08/11), até o dia 11 de novembro, das 08 às 17 horas, através do site da Procuradoria Regional do Trabalho da 22 Região

O Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) abriu um edital para seleção de estudantes de Tecnologia da Informação para atuar como estagiário no órgão.

Foto: Divulgação/AscomMinistério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI)
Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI)

Ao todo serão ofertadas duas vagas para atuação em Teresina, além da formação de cadastro de reserva.

As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (08/11), até o dia 11 de novembro, das 08 às 17 horas, através do site da Procuradoria Regional do Trabalho da 22 Região: www.prt22.mpt.mp.br (Informe-se/Concursos e Seleções/Estagiários/ Processo Seletivo 2021).

Podem participar da seleção, os estudantes vinculados a qualquer uma das instituições de ensino que têm parceria com o MPT, sendo elas, Fundação Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Associação Teresinense de Ensino S/C Ltda (CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO), Centro de Ensino Superior Piauiense Ltda (FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU), Faculdade Uninassau Aliança, Faculdade Integral Diferencial WYDEN (FACID WYDEN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), iCEV - Instituto de Ensino Superior, Instituto Euro Americano de Educação Ciência e Tecnologia (CEUPI) e Sociedade Maranhense de Ensino Superior (FACULDADE SÃO JOSÉ)

Para pleitear a vaga, o estudante deve preencher alguns requisitos, tais como estar no 2º ano ou o 4º semestre do curso superior, quando o curso tiver 10 ou mais semestres de duração; o 3º semestre do curso superior, quando tiver menos de 10 semestres de duração; o 2º semestre do curso superior, quando a duração do curso for igual a 6 semestres, o 1º semestre do curso superior, quando a duração do curso for menor ou igual a 4 semestres.

Não podem concorrer os estudantes que estejam cursando o último semestre da graduação. De acordo com o Procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura, o programa de estágio no MPT-PI tem o objetivo de preparar o estudante para o mercado de trabalho.

“O estágio tem natureza não empregatícia, mas objetiva proporcionar a preparação do estagiário para a empregabilidade, para a vida cidadã e para o trabalho, por meio do exercício de atividades correlatas à formação profissional pretendida pelo estudante, em complementação ao conhecimento teórico adquirido na instituição de ensino”, pontua.

Provas

As provas do estágio serão realizadas no dia 21 de novembro. O certame se constitui na realização de uma prova objetiva com 20 questões de conhecimentos específicos onde cada uma delas vale 5 pontos.

A aplicação da prova obedecerá a todos os protocolos sanitários de combate a Covid-19, adotando, entre outros, o uso obrigatório de máscara. O resultado final será divulgado até o dia 26 de novembro. O estudante aprovado deverá cumprir uma carga horária semanal de 20 horas, divididas em jornadas de quatro horas de segunda a sexta-feira.

É assegurado ao estagiário recesso remunerado de 30 dias anuais, sempre que a duração do estágio for igual ou superior a um ano. O recesso poderá ser concedido de forma proporcional, caso o estágio ocorra em período inferior a um ano. O estudante terá direito a uma bolsa estágio mensal no valor de R$ 850,00 e auxílio-transporte de R$ 7,00 por dia de efetivo estágio realizado. Será providenciada ainda, pela PRT 22º Região, a contratação de seguro contra acidentes pessoais, mediante Apólice Coletiva de Seguro.

Fonte: JTNEWS

Comentários