Ministério Público busca indeferir pedido de candidatura do prefeito de Campo Maior

Segundo o Ministério Público, o candidato Ribinha não apresentou provas hábeis que demonstrem que ele se encontra apto para ser eleito

O Ministério Público (MP) entrou com uma ação de impugnação do pedido de candidatura de José de Ribamar Carvalho, também conhecido como Professor Ribinha, atual prefeito de Campo Maior (PI).

Foto: Campo Maior em FocoPrefeito de Campo Maior, Professor Ribinha
Prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha

Segundo o Ministério Público, o candidato Ribinha não apresentou provas hábeis que demonstrem que ele se encontra apto para ser eleito. O MP também alega que "consta em certidão registro de Ação Penal contra o requerente, encontrando-se referido registro criminal desacompanhado de certidão de objeto e pé atualizada, em descumprimento às exigências do art. 27, §7º, da Resolução TRE nº 23.609/2019".

O Ministério Público afirma ainda que não existe resultados das prestações de contas do primeiro mandato de Ribinha, "inexistindo comprovação quanto à análise das mesmas pelo TCE/PI e seu julgamento pela Câmara de Vereadores de Campo Maior".

Também não há comprovação de prestação de contas de Ribinha, durante seu período como secretário municipal de Educação de Campo Maior, antes de ser eleito como prefeito do município.

Foto: Reprodução/DenatranAutomóveis em posse de Ribinha que constam no Denatran
Automóveis em posse de Ribinha que constam no Denatran

Além disso, o MP alega que José Ribamar é proprietário de diversos automóveis, como consta no sistema Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), "fato omitido em sua declaração de bens, representando, em tese, ocultação patrimonial indevida".

Foto: Reprodução/TSEPatrimônio declarado por Ribinha
Patrimônio declarado por Ribinha

Ao final da ação, o MP pede que seja julgada procedente a Impugnação de Registro de Candidatura, para, reconhecendo que Ribinha deixou de demonstrar a ausência de causas de inelegibilidade, indeferir o mencionado pedido de registro de candidatura.

Fonte: JTNEWS

Comentários