Ministério da Saúde confirma sétimo caso de varíola dos macacos no país
Dos sete casos confirmados, quatro estão em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e um no Rio de JaneiroO Ministério da Saúde informou que o sétimo caso de varíola dos macacos (monkeypox) foi notificado no país. De acordo com a pasta, o mais recente foi confirmado nessa sexta-feira (17/06) no Rio Grande do Sul.
O paciente é um homem de 34 anos, com histórico de viagem para a Europa. Segundo a pasta, o paciente está em isolamento domiciliar e apresenta estado clínico estável, sem complicações. Ele é monitorado pelas secretarias de Saúde municipal e estadual.
Dos sete casos confirmados, quatro estão em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro. Nove casos suspeitos são investigados.
A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo ou íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o contato pode se dar por meio de um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.
Não há tratamento específico, mas, de forma geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/aids, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.
Fonte: Agência Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
STF terá programação especial para lembrar o 8 de janeiro
-
Segurança Pública
Homem é preso suspeito de matar idoso em oficina mecânica no Piauí
-
Geral
Três crianças desaparecem após saírem para brincar no Maranhão
-
Segurança Pública
DRACO deflagra operação e prende duas mulheres integrantes do PCC em Altos
-
Geral
Dois irmãos morrem em acidente de moto no interior do Piauí
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Saúde
Aleitamento artificial: Qual o custo, os riscos e por que insistir no aleitamento materno?; por Grazi Mantovaneli
-
Justiça
Construtora é condenada por atraso em obra e terá de devolver quase R$ 20 mil a comprador no Piauí
-
Justiça
Decisão judicial mantém Thanis Killian preso por importunação sexual em shopping da capital
-
Justiça
Moraes autoriza ex-ministro a trabalhar e ler para reduzir pena
-
Segurança Pública
Acusado de abuso sexual contra enteada morre após ser espancado em Teresina