Ministério da Justiça e Segurança Pública lança curso denominado Psicologia das Emergência e Desastres

O evento é destinado aos profissionais integrantes do Sistema Único de Segurança Pública que atuam em situações emergenciais e as inscrições já estão abertas

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública anuncia capacitação na modalidade especial de curso "Psicologia das Emergência e Desastres", o qual será aplicado em quatro módulos, voltado para agentes de segurança pública que atuam em situações emergenciais, cujas inscrições já estão abertas. A programação do curso priorizou o seu lançamento ainda neste mês de janeiro por ser dedicado à prioridade às ações de proteção à saúde mental.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSMinistério da justiça_1
Ministério da Justiça em Brasília sob a lente de Jacinto Teles

 A capacitação tem como objetivo preparar profissionais de segurança pública para atuarem em situações de emergência, como desastres e acidentes.

Elaborado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen/MJSP), a capacitação foi pensada a partir da identificação de aumento significativo de agentes que precisaram se afastar de suas atividades laborais devido a comorbidades relacionadas ao adoecimento mental.

Foto: Reprodução/MJSPUm curso que fará a diferença no momento mais necessário
Um curso que fará a diferença no momento mais necessário

O curso é dividido em quatro módulos e irá abordar as fases de um desastre, os transtornos mentais associados a eles, o emprego do método de triagem START (Simple Triage and Rapid Treatment) em emergências com múltiplas vítimas, além da utilização de meios e suportes que auxiliem as vítimas fisicamente e psicologicamente. O curso, na modalidade Ensino à Distância (Ead), tem carga horária de 24 horas/aula.

Os interessados em participar da capacitação devem, primeiramente, se cadastrar na plataforma Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) para, em seguida, acessar a Rede EaD-Segen e realizar a inscrição. Para quem já é cadastrado no sistema, basta entrar no portal com login e senha. As inscrições estão abertas e o curso ficará disponível na plataforma durante todo o ano.

Confira aqui como inscrever-se no curso.

Fonte: JTNEWS com informações do MJSP

Comentários