Miguel Alves (PI) registra 11 casos de malária e confirma surto da doença
Casos foram registrados em seis localidades vizinhas: Titara, Jerusalém, Lagoinha, Capim, Pé do Morro e Tabuleiro.A Secretaria Municipal de Saúde de Miguel Alves confirmou um surto com 11 casos de malária na Zona Rural do município, localizado a 110 km de Teresina.Os casos foram registrados em seis localidades vizinhas: Titara, Jerusalém, Lagoinha, Capim, Pé do Morro e Tabuleiro.

De acordo com a secretária municipal de saúde da cidade, Leopoldina Alves, o primeiro caso ocorreu em maio deste ano. E até o dia 6 de julho, Miguel Alves tinha três casos confirmados de malária. No dia 30 de junho, o município subiu para 10 casos da doença, sendo que um deles é de reinfecção.
“O primeiro caso foi um homem que veio do Pará. Em Miguel Alves, ele foi ao hospital com dores abdominais. O médico suspeitou de que pudesse ser calazar e solicitou uma ultrassom, então observou um crescimento do baço e optou por encaminhar o paciente ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina. Dias depois, foi diagnosticada a malária”, relatou Leopoldina.
Ações integradas com o governo federal e estadual
Com o aumento de casos, a Secretaria de Saúde do município, o Ministério da Saúde e o Governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), iniciaram o monitoramento das comunidades, realizando uma busca ativa.
Até o momento, mais de 70 testes foram realizados em moradores da região. Armadilhas para capturar mosquitos transmissores também foram montadas.
“Ocorre uma ação integrada, estamos trabalhando juntos. Com o Governo do Estado foi possível qualificar equipes médicas, ter acesso a testes rápidos e medicação. Junto ao Ministério Público, elaboramos o plano de ações que deveriam ser desenvolvidas. Estamos orientando as comunidades sobre os casos que estão surgindo e fazemos testes até mesmo nas pessoas assintomáticas", informou.
Ainda conforme a secretária Leopoldina, inseticidas devem chegar ao Piauí nos próximos dias, com o intuito de construir um bloqueio costal nas comunidades. Segundo ela, municípios vizinhos a Miguel Alves também devem intensificar os cuidados de combate à doença.
“Não somos regiões epidêmicas para malária e já temos 11 casos, o que não é esperado. Barras, Porto, José de Freitas, Lagoa Alegre, União e Duque Bacelar (MA) têm a vegetação parecida e precisam ficar alerta por ficar muito próximo à Miguel Alves", disse.
Nesta semana será iniciado um processo de desinfecção da região. Segundo a Sesapi, os últimos casos de malária no município foram diagnosticados em 2012.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Suposta lista do Karnak expõe possível autoritarismo do Governo e revela bastidores do apoio de prefeitos no Piauí
-
Segurança Pública Criminosos perguntaram se jovem era de facção antes de matá-lo em Teresina, diz DHPP
-
Política Ex-prefeito de Belém do Piauí é multado por falhas em licitações e falta de transparência
-
Política Prefeitura de Santa Filomena compra medicamentos irregulares e é multada pelo TCE-PI
-
Segurança Pública Acusado de assassinar delegado Márcio Mendes é preso em Caxias
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de Castelo do Piauí tem contas reprovadas e é multado por irregularidades em licitação de kits pedagógicos
-
Política Ex-prefeito de Massapê do Piauí é multado por descumprir lei da transparência
-
Segurança Pública Delegado de Caxias (MA) morre e dois policiais são baleados durante operação
-
Segurança Pública Corregedor-geral adjunto da Polícia Militar do Piauí é denunciado por importunação sexual pelo Ministério Público
-
Segurança Pública Casal acusado de tráfico de drogas é preso em bar na cidade de Parnaíba (PI)