Metrô de Teresina terá tarifa zero, novos trens e mais três estações de passageiros
Investimento superior a R$ 335 milhões transformará o transporte público da capital.O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta segunda-feira (6), a nova sede da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), localizada na Estação Ferroviária de Teresina, no Centro da capital. Durante o evento, foram assinados contratos que garantem a construção de três novas estações de passageiros, além da modernização das cinco estações já existentes e da aquisição de três novos trens, que substituirão os antigos. Com investimentos que ultrapassam R$ 335 milhões, as obras devem ser concluídas em até 24 meses. Ainda em janeiro, a tarifa do metrô passará a ser gratuita.

O Piauí é o primeiro estado do Brasil a assinar contrato com a Caixa Econômica, no âmbito do financiamento do Programa Pró-Transporte, por meio do Ministério das Cidades, para a renovação da frota metroviária. As obras estão previstas para começar no primeiro semestre de 2025, incluindo a substituição dos trilhos por dormentes de concreto, o que aumentará a segurança e estabilidade dos veículos leves sobre trilhos (VLTs). São dois contratos assinados, sendo um para compra de composições ferroviárias, no valor de R$97.145.413,21, além do termo de compromisso no valor de R$ 237.924.958,98 para a modernização da infraestrutura.
“Somando o total de investimentos do Governo do Estado e do Governo Federal, são mais de R$ 600 milhões destinados ao Metrô de Teresina”, destacou o governador Rafael Fonteles. “Nosso objetivo é expandir futuramente o metrô para as zonas norte e sul e, quem sabe, resgatar o transporte ferroviário entre Timon e Codó, passando por Altos e Teresina. Estamos comprometidos em melhorar a mobilidade urbana da capital”, acrescenta.

O presidente da CFLP, Wilson Martins, enfatizou que os contratos firmados são essenciais para a evolução do transporte ferroviário no estado. “Estamos assinando acordos que preveem R$ 97 milhões para três novos VLTs e R$ 237 milhões para a construção de uma segunda via férrea e uma nova ponte sobre o Rio Poti, além de três novas estações nos bairros Mafuá, Polo de Saúde e São João”, explica.
André Morais, representante do Ministério das Cidades, elogiou a capacidade de articulação do Governo do Estado do Piauí para agilizar o processo de modernização do Metrô de Teresina. “Isso demonstra comprometimento, capacidade e celeridade para a execução desses investimentos tão importantes para o estado do Piauí e para o Brasil", avalia.
Já Tiago Cordeiro de Oliveira, vice-presidente em exercício da Caixa, reforçou a relevância do projeto. “Além de novos trens, teremos a modernização completa da linha férrea e a construção de novas estações. Isso vai ampliar o alcance do metrô, melhorar a qualidade de vida da população e reduzir o tempo de viagem, trazendo mais eficiência ao transporte público", finaliza.
Restauração da Estação Frei Serafim
A Estação Frei Serafim, que agora abriga a sede da CFLP, foi restaurada com recursos de R$12 milhões, financiado por um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). “Antigamente a estação era ocupada pelo metrô, então nós negociamos com o Governo do Estado, através da Companhia Metropolitana, que eles ocupassem o Galpão 1, que hoje está sendo entregue”, explica Teresinha Ferreira, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Piauí.
O prédio foi tombado pelo Iphan em 2013 e as obras de restauração seguiram orientação e acompanhamento da equipe técnica do órgão, tendo início em outubro de 2023 e concluída em agosto de 2024. Em novembro, houve a mudança e a CLFP passou a funcionar no prédio.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
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