Mensagem com 'ameaça' de massacre assusta alunos de colégio em Teresina (PI)

Segundo a mensagem pichada na parede de um dos banheiros da escola, um suposto massacre iria acontecer na instituição de ensino nesta quinta-feira (23/06)

Nessa quarta-feira (22/06), pais e alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, conhecido como Colégio das Irmãs, foram pegos de surpresa após uma pichação anunciando um “Massacre 23/06/22”.

Foto: Reprodução/WhatsAppPichação na parede do Colégio das Irmãs
Pichação na parede do Colégio das Irmãs

Segundo a mensagem pichada na parede de um dos banheiros da escola, um suposto massacre iria acontecer na instituição de ensino nesta quinta-feira (23/06).

No entanto, a organização do colégio emitiu uma nota esclarecendo que teria sido uma brincadeira de muito mau gosto. A "brincadeira" teria surgido em uma trend do Tik Tok.

Em nota, o Colégio das Irmãs afirmou que, apesar de se tratar de uma brincadeira, as forças de segurança do Piauí já foram notificadas e acionadas para garantir que não ocorra nenhuma ocorrência.

Fake news

Essa onda de fake news a respeito de massacres surgiu nos Estados Unidos em dezembro de 2021. O padrão da “brincadeira” tem seguido o mesmo: o aluno picha em algum lugar da escola, normalmente no banheiro: “Massacre dia X”. A maioria tira foto, apaga a frase e depois publica nas redes sociais. A mensagem provoca um clima de apreensão entre pais e a direção da instituição. 

No Brasil, o caso que mais deixou pais aflitos ocorreu em uma escola estadual em Linhares, no Espírito Santo. Onde dois adolescentes postaram a ameaça em grupo do WhatsApp e um deles publicou uma foto de um revólver. 

Órgãos de segurança pública afirmam que um dos maiores problemas desse tipo de fake news é a necessidade de deslocamento de grande aparato policial para investigação, além do terror provocado na comunidade, o que tira as forças policiais de outras ações. 

Confira a nota da escola na íntegra

Foto: DivulgaçãoNota de esclarecimento
Nota de esclarecimento

Fonte: JTNEWS

Comentários