Menos de cem leitos de UTI Covid-19 estão ocupados no Piauí

Segundo os dados, 26,1% de leitos clínicos, 35,9% de leitos de UTI e 29,7% de leitos de estabilização estão ocupados

O boletim epidemiológico de ocupação de leitos Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), registrou uma das menores taxa de ocupação de ocupação de leitos de UTI, já registradas no Piauí desde o início do pico da pandemia. Nesta terça-feira(17)  94 pacientes estavam internados em uma UTI. Em percentual são 34,66% taxa de ocupação de leitos com respiradores (UTI e estabilização).

Foto: Rômulo PiauilinoLeitos de UTI para Covid-19
Leitos de UTI para Covid-19

Segundo os dados, 26,1% de leitos clínicos (144 pacientes), 35,9% de leitos de UTI e 29,7% de leitos de estabilização (19 internados) estão ocupados com pacientes acometidos pelo coronavírus. “Esses números são reflexos de todas as medidas de restrições, que estão fazendo efeitos ao longo desse período de pandemia e ao avanço da vacinação em nosso estado e que leva a queda de todos esses indicadores”, destaca do superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.

As unidades de saúde com menor taxa de ocupação de leitos com respiradores, no interior do Piauí, são: Hospital Deolindo Couto (10%), em Oeiras - com apenas um leito ocupado, dos 10 instalados- Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (16%), em Parnaíba- onde 04 dos seus 25 leitos de UTI estão com pacientes e Hospital Regional Senador Candido Ferraz (20%), no município de São Raimundo Nonato, que dos dez leitos existentes na unidade, dois recebem pacientes com a Covid-19.

Já com relação aos números dos hospitais da capital Teresina, o Hospital Getúlio Vargas encontra-se com 17,9% de ocupação de leitos de UTI – das 28 unidades instaladas 05 recebem pacientes no momento, em seguida está a Maternidade Dona Evangelina Rosa com 25% – são 03 UTIs ocupadas das 17 existentes e o Hospital Universitário Universidade Federal do Piauí com 30% , dos seus 20 leitos seis estão com pacientes.

“Devemos lembrar a população que mesmo com a queda nesses índices a pandemia ainda não acabou e precisamos ficar em alerta e continuar com as medidas higiênicosanitárias como uso de máscara, evitar aglomerações e procurar as unidades de saúde no dia estabelecido para a sua vacinação”, alerta o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
Os hospitais com a maior taxa de ocupação de leitos de UTI, de acordo com os dados do boletim, são: Hospital Regional Tibério Nunes (85%), em Floriano, Hospital Regional Justino Luz (62,5%), em Picos e Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella (40%), em Teresina.

Outro número que também está apresentando queda no estado do Piauí é a taxa de positividade da doença, em junho era de 40% e no mês de agosto está em 16%, como explica o superintendente. “Isso quer dizer que a cada cem exames realizados pelo Lacen, 16 pessoas estão positivas para a Covid-19. Isso é muito bom, porém o COE já está em alerta para a variante Delta que circula pelo país e mantendo todas as medidas de vigilância em atenção, pois infelizmente a pandemia ainda não acabou”, disse.

Fonte: JTNEWS

Comentários