Medicamento que garante realização de transplante chega ao HGV nesta sexta-feira (12)
De acordo com a Central de Transplantes, atualmente são 261 pacientes na fila de espera por um rim e 380 na fila de espera por córneasNesta quarta-feira (10/08), o assessor da presidência da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Igor Cavalcante, informou que o medicamento simulect, que evita a rejeição de órgãos transplantados e garante a realização do procedimento, deve voltar a ficar disponível no estoque do Hospital Getúlio Vargas (HGV) a partir da próxima sexta-feira (12/08).
A falta do medicamento impediu que os órgãos doados pela família da babá Juliana da Silva, que morreu após ser baleada em uma discussão de cunhados em Teresina, beneficiassem pacientes que estão na fila de espera no Piauí. Os dois rins e o fígado de Juliana foram inseridos na lista nacional e encaminhados para outros estados.
Segundo o assessor da Fepiserh, um processo licitatório para aquisição do medicamento está em fase final e até sexta-feira o insumo vai estar disponível para uso no HGV.
Ainda segundo o assessor da Fepiserh, a falta de estoque do medicamento simulect está relacionada às dificuldades para aquisição.
“Realmente, é um medicamento específico, que é utilizado quando o paciente vai receber algum órgão que é captado no HGV. A nossa grande dificuldade é que esse medicamento é fornecido aqui no estado do Piauí apenas por uma única empresa. A própria indústria faz o cadastro de uma única empresa aqui no estado do Piauí para fornecer”, explicou.
O Piauí realiza apenas transplantes de rins e córneas. De acordo com a Central de Transplantes, atualmente são 261 pacientes na fila de espera por um rim e 380 na fila de espera por córneas.
Fonte: JTNEWS com informações do Notícias da Manhã
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
Brasil e Indonésia firmam acordos; Lula confirma candidatura em 2026
-
Geral
Operação Vice-Cônsul: advogados são transferidos para presídio em Altos
-
Segurança Pública
Jovem é morto a tiros na frente da filha de 3 anos na zona rural de Luís Correia
-
Justiça
Audiência de estudante acusado de matar casal atropelado em Teresina é suspensa
-
Geral
“Minha atuação foi técnica e independente”, afirma advogada Ívilla Araújo após declarações de Sílvio Mendes
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Filha do desembargador José James recebeu casa de R$ 2 milhões em esquema de venda de sentenças
-
Política
PF pediu a prisão do desembargador José James Gomes Pereira por suposta venda de sentenças
-
Política
TCE-PI multa prefeito e agente de contratações de Patos do Piauí por irregularidades em licitações milionárias
-
Justiça
Advogados e ex-assessora do Governo são presos por envolvimento em dossiê falso contra magistrados no Piauí
-
Geral
“Minha atuação foi técnica e independente”, afirma advogada Ívilla Araújo após declarações de Sílvio Mendes