Mato Grosso do Sul decreta emergência ambiental por incêndios no Pantanal
Segundo o Estado, só no município de Corumbá o fogo já destruiu 300 mil hectares de vegetação nativaO governo do Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência ambiental devido aos incêndios incontroláveis que devastam o Pantanal. Segundo o Estado, só no município de Corumbá o fogo já destruiu 300 mil hectares de vegetação nativa.

A fumaça densa e o baixo nível das águas levou à suspensão, nesta sexta-feira, 24, da navegação pelo Rio Paraguai, em razão do risco para as embarcações. Conforme o decreto, a medida se impõe também pela emissão "de altíssimos índices de fumaça que prejudicam ainda mais a saúde da população, já em emergência devido à COVID-19".
O secretário de meio ambiente Jaime Verruck disse que o Estado precisa do apoio de aeronaves para combater os grandes focos de incêndio que se propagam sem controle.
"Estamos com queimadas muito próximas da cidade de Corumbá e há risco para a população. Temos uma situação grave com a maior seca dos últimos 30 anos afetando também a navegação e a exportação de minérios e grãos." As queimadas já autorizadas para manejo agrícola foram suspensas. "Não é um fogo espontâneo, é devido à ação humana e tem vindo principalmente de ribeirinhos e da margem de estradas", afirmou.
O governo estadual entrou em contato com os ministérios da Defesa e do Meio Ambiente pedindo o apoio de aeronaves. "Solicitamos um helicóptero do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] e pedimos também uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) do tipo Hércules, própria para levar equipes e equipamentos para o combate ao fogo", explicou o secretário.
Também foi solicitado um segundo helicóptero ao Comando Militar do Oeste para apoiar as equipes que combatem as chamas. "Estamos preocupados, pois a estiagem deve se prolongar até novembro. Precisamos de apoio para combater os incêndios no Pantanal e proteger a flora e a fauna."
Conforme o titular da pasta, os dois ministérios já deram retorno de que irão apoiar as ações de combate ao fogo. O Pantanal abrange áreas do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, no Brasil, além de territórios da Bolívia e do Paraguai.
Na porção norte do bioma, no Mato Grosso, a situação também é dramática, com aumento de mais de 530% nas queimadas no primeiro semestre deste ano. Em todo o bioma, desde o início do ano, foram registrados 3,5 mil focos de incêndio, maior número desde 1998, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) passou a monitorar as queimadas.
Fonte: UOL Notícias
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Acusados de matar irmãos na Cerâmica Cil são presos pelo DHPP
-
Política TCE-PI mantém decisão contra prefeito de Buriti dos Montes por não cumprir piso salarial de odontólogos
-
Política Ex-prefeito de Amarante é multado por falta de transparência em licitações
-
Segurança Pública Piauí lança primeiro serviço do Brasil para registrar BO via WhatsApp nesta segunda (30)
-
Geral Homem morre em colisão entre moto e caminhonete na PI 211 em Joaquim Pires
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de carro em Arraial no Piauí
-
Política TCE-PI reprova contas da Prefeitura de Campo Maior e aponta série de irregularidades na gestão de João Félix
-
Segurança Pública Homem é morto com golpes de faca após agredir mulher em bar na cidade de União
-
Geral Michelle Bolsonaro processa piauiense após ser chamada de “ex-garota de programa”
-
Geral Família confirma morte de brasileira que caiu em vulcão na Indonésia