Maranhão investiga caso suspeito de Varíola do Macaco em São Luís

As amostras de casos suspeitos da Varíola do Macaco no Maranhão serão recebidas pelo Lacen, que fará exames laboratoriais para excluir outras patologias

Na última quinta-feira (09/06), o Maranhão notificou o primeiro caso suspeito de Varíola do Macaco, causada pelo vírus Monkeypox. O paciente com suspeita da doença é homem, tem 30 anos, residente em São Luís e foi admitido em 8 de junho em unidade da rede pública municipal, sem histórico de viagem.

Foto: REUTERS/Dado Ruvic/IllustrationFoto ilustrativa mostra tubos de ensaio rotulados como "vírus da varíola dos macacos positivo e negativo"
Foto ilustrativa mostra tubos de ensaio rotulados como "vírus da varíola dos macacos positivo e negativo"

O paciente apresenta sintomas de febre, calafrio, dor de cabeça, ardor nos olhos, dor nas costas e lesões por todo o corpo com coceira. Ele está internado e estável. O CIEVS/MA e CIEVS São Luís seguem com a investigação epidemiológica e, por sua vez, o Lacen/MA iniciou a análise das amostras do paciente.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), definiu o fluxo de atendimento para casos suspeitos. As amostras de casos suspeitos da Varíola do Macaco no Maranhão serão recebidas pelo Lacen, que fará exames laboratoriais para excluir outras patologias, como arboviroses e sífilis.

Após essa exclusão, as amostras são encaminhadas para a unidade de referência nacional que, para o Maranhão, é a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Minas Gerais, que vai analisar a amostra para a Monkeypox, mais conhecida como Varíola do Macaco. 

São casos suspeitos da Monkeypox pessoas de qualquer idade que apresente início súbito de febre, adenomegalia e erupção cutânea aguda inexplicável. Além destes, outros sinais e sintomas são dor nas costas, fraqueza ou fadiga física e dor de cabeça. 

Para não confundir com outras doenças, devem ser excluídas as suspeitas para varicela, herpes zoster, sarampo, zika, dengue, chinkungunya, herpes simples, infecções bacterianas da pele, infecção gonocócica disseminada, sífilis primária ou secundária, cancróide, linfogranuloma venéreo, granuloma inguinal, molusco contagioso (poxvírus) e reação alérgica.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Maranhão

Comentários