Maior das cidades insustentáveis tem 168 mil moradores; e é Timon no Maranhão

Timon (MA) é colada em Teresina (PI) Cinco tem mais de 100 mil pessoas Lista da Firjan tem 1.856 cidades

Um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) constatou 1.856 cidades sem receita própria para cobrir despesas administrativas das prefeituras e das câmaras de vereadores.

Foto: Divulgação/Governo do Estado do MaranhãoTimon
Av. Piauí em Timon, atravessando a ponte, uma nova cidade: Teresina

Nesse grupo, há 5 cidades com mais de 100 mil habitantes. A maior é Timon, no Maranhão. Assim como o Novo Gama, em Goiás, trata-se de uma inusitada situação de cidade dormitório.

Seus habitantes trabalham não só em outro município, mas em outra unidade da Federação. A primeira faz divisa com Teresina. A segunda, com Brasília. As pessoas consomem perto do emprego e as cidades onde moram ficam sem receita.

O Maranhão tem 60% da população em cidades falidas. Os oito primeiros colocados no ranking são estados nordestinos. Em primeiro lugar, o Piauí, com um total de 83% de cidades insustentáveis e 1.612.219 habitantes nesses municípios.

São consideradas receitas próprias os tributos municipais e as taxas estaduais arrecadadas na cidade.

A PEC do Pacto Federativo, proposta pelo governo, determina a fusão de municípios com menos de 5.000 moradores em que a receita própria seja inferior a 10% do total. Isso eliminaria 769 cidades. A chance de isso ser aprovado pelo Congresso é baixa. O texto atualmente está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O relator é o senador Márcio Bittar (MDB-AC).

Fonte: Poder360

Comentários