Maio Amarelo: PRF alerta para os perigos das ultrapassagens indevidas
A campanha é realizada anualmente, desde 2014, para conscientizar a população sobre os perigos no trânsitoO Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) deu início, hoje (03/05), à campanha Maio Amarelo em todo o país. A iniciativa visa conscientizar a população sobre os cuidados necessários para que o país consiga reduzir os números de acidentes e de mortes nas estradas brasileiras.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que só no ano de 2020, flagrou mais de 292 mil ultrapassagens indevidas nas BRs de todo o país. Mesmo com a redução da circulação de veículos, devido à pandemia do coronavírus, os dados revelam um aumento de 18% no número de ultrapassagens perigosas em relação a 2019.
A PRF, é uma das entidades engajada no Movimento Maio Amarelo, período do ano em que é realizados campanhas alertando aos riscos da manobra quanto realizada de forma irresponsável. "O alerta da PRF nesses casos não é para a multa de forçar ultrapassagem no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir. É sobre preservar vidas, sobre o respeito e a responsabilidade que devem ser praticados no trânsito." finaliza.
No Piauí
Em 2020 foi contabilizado 1.200 acidentes, 965 com vítimas e 159 delas perderam a vida. De acordo com dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o tipo mais frequente de acidentes no estado é a colisão, que ocupa mais 60% das estatísticas. O carro foi a categoria de veículo que mais se envolveu nesses acidentes (38,9%), as motocicletas ocupam o 2º lugar (38,8%) e os caminhões o terceiro (15,7%).
Mortes de vítimas que estavam de moto lideram o levantamento, com 82 óbitos, seguidas das pessoas mortas que estavam em carros, que foram 50. Segundo a CNT, a maioria dos acidentes foi causada por falta de atenção no trânsito.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça
STF invalida norma do Ceará que cobrava IPVA sobre aeronaves e embarcações
-
Justiça
STF afasta cobrança retroativa da contribuição sindical e define parâmetros para valores
-
Economia
Acabar com a escala 6x1 é fundamental, é muito importante, diz o ministro Luiz Marinho
-
Política
Mesmo após polêmica, prefeitos do PT seguem demonstrando apoio a Ciro Nogueira
-
Geral
Ponte Metálica entre Teresina e Timon é interditada para novos reparos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política
Cozinhas precárias e falhas nutricionais levam prefeito de Massapê do Piauí a ser multado pelo TCE
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Segurança Pública
Justiça nega prisão domiciliar a acusado de matar o policial Marcelo Soares Costa
-
Política
Prefeitura de Inhuma (PI) é multada após denúncia sobre gastos com alimentação
-
Geral
A mestra que vendia livros; por Maria das Graças Targino