Maio Amarelo: PRF alerta para os perigos das ultrapassagens indevidas

A campanha é realizada anualmente, desde 2014, para conscientizar a população sobre os perigos no trânsito

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) deu início, hoje (03/05), à campanha Maio Amarelo em todo o país. A iniciativa visa conscientizar a população sobre os cuidados necessários para que o país consiga reduzir os números de acidentes e de mortes nas estradas brasileiras.

Foto: Divulgação / PRFCampanha do Maio Amarelo
Campanha do Maio Amarelo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que só no ano de 2020, flagrou mais de 292 mil ultrapassagens indevidas nas BRs de todo o país. Mesmo com a redução da circulação de veículos, devido à pandemia do coronavírus, os dados revelam um aumento de 18% no número de ultrapassagens perigosas em relação a 2019.

A PRF, é uma das entidades engajada no Movimento Maio Amarelo, período do ano em que é realizados campanhas alertando aos riscos da manobra quanto realizada de forma irresponsável. "O alerta da PRF nesses casos não é para a multa de forçar ultrapassagem no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir. É sobre preservar vidas, sobre o respeito e a responsabilidade que devem ser praticados no trânsito." finaliza.

No Piauí

Em 2020 foi contabilizado 1.200 acidentes, 965 com vítimas e 159 delas perderam a vida. De acordo com dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o tipo mais frequente de acidentes no estado é a colisão, que ocupa mais 60% das estatísticas. O carro foi a categoria de veículo que mais se envolveu nesses acidentes (38,9%), as motocicletas ocupam o 2º lugar (38,8%) e os caminhões o terceiro (15,7%).

Mortes de vítimas que estavam de moto lideram o levantamento, com 82 óbitos, seguidas das pessoas mortas que estavam em carros, que foram 50. Segundo a CNT, a maioria dos acidentes foi causada por falta de atenção no trânsito.

Fonte: JTNEWS

Comentários