Mãe e filha são resgatadas de condição análoga à de escravidão, em Floriano (PI)

As vítimas trabalhavam há seis anos em um sítio a convite do proprietário, sem receberem pagamento e proibidas de deixarem o local

Duas mulheres, mãe e filha, foram resgatadas pela Polícia Rodoviária Federal na última terça-feira (9/12), na zona rural de Floriano (PI). As vítimas viviam em cárcere privado, e trabalhavam com condições análogas à de escravo.

Foto: PRF PIFalso agente da PRF

Segundo as informações, os policiais faziam fiscalização de rotina quando foram acionados por uma mulher informando que outras duas mulheres estavam precisando de ajuda.

As vítimas, a mãe de 44 anos e a filha de 21 anos, trabalhavam há seis anos em um sítio a convite do proprietário, com a promessa de pagamento referente a um salário mínimo e uma cesta básica a título de retribuição pelos serviços domésticos.

As mulheres, naturais de Floriano, informaram que nunca receberam tais quantias e que eram proibidas de saírem do local. Realizavam todo o trabalho doméstico e limpeza do sítio, entretanto, constantemente sofriam constrangimentos, como serem informadas que o banho era exclusividade dos seus patrões.

As mulheres informaram que, ao solicitar o auxílio emergencial do governo federal, tiveram seus documentos recolhidos pelo proprietário do sítio, que somente foram devolvidos após o término do período de recebimento do recurso. Com medo de represálias do patrão elas pediram ajuda a uma amiga para para suprir suas necessidades básicas.

De acordo com a mãe, o dono do sítio chegou a propor que ela deveria se casar com um caseiro que morava na residência para que permanecessem morando lá.

Diante dessa situação, mãe e filha foram encaminhadas ao Ministério Público Estadual (MPE) para que fossem tomadas as devidas providências legais para o caso.

Todas as informações referente ao proprietário do sítio também foram encaminhadas para o MPE para que fossem feitas as devidas apurações. As mulheres foram acolhidas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS da cidade de Floriano.

Fonte: JTNEWS

Comentários