Mãe agradece emocionada ao receber da SEID cadeira especial para o filho, com apoio integral da deputada Rejane Dias

Um acidente acabou por destruir a cadeira que Francisco Edson Neto (20 anos), usava como um tricíclo adaptado, adquirido por meio de doações de amigos e da família

A conselheira do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e presidente da Associação Piauiense pelos Direitos Iguais (APIDI), Gilmara Costa, comemorou a entrega de uma cadeira de rodas especial para o filho, Francisco Edson do Nascimento Neto, 20 anos, doada pela SEID, com apoio da deputada federal, Rejane Dias.

A entrega da cadeira foi realizada na manhã da última segunda-feira (11/10), por meio do secretário Mauro Eduardo, da Secretaria Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID/PI), realização que contou com o especial apoio da deputada Rejane Dias (PT), ela que sempre está à frente de causas voltadas para os direitos das pessoas com deficiência.

Rejane Dias, ao ter conhecimento da luta de Gilmara por uma cadeira especial para o filho, por meio de campanha difundida pelo JTNEWS, entrou em contato com seu editor e de imediato pediu o contato da mãe de Francisco Edson Neto, dona Gilmara para saber detalhes da reivindicação.

Sensibilizada com o caso, prontamente se dispôs a ajudá-la e encaminhou ao secretário Mauro Eduardo (SEID) para analisar e atender o justo pleito, cumprindo as exigências legais.  Ao final, após vencidas todas as etapas burocráticas, Francisco Edson Neto conseguiu a cadeira especial de que muito necessitava.

Foto: APIDE/divulgaçãoGilmara Costa ao lado do filho, Francisco Edson do Nascimento Neto ao receber cadeiras de rodas
Secretário Mauro Eduardo, da SEID, presidente da APIDE, Gilmara Costa, ao lado do filho, Francisco Edson do N. Neto e Helena Lima, presidente do CONADE-PI, no ato de entrega da cadeira especial

"Neto recebendo a nova cadeira doada pela SEID com a participação especial da deputada  Rejane Dias; após sofrermos um acidente e terrmos perda total da cadeira. Mas como Deus é  maravilhoso o tempo todo, vão os anéis e ficam-se os dedos! Deus providencia os anjos para que sejam realizadas as bênçãos em nossas vidas", agradeceu, de forma emocionada, dona Gilmara, mãe do Francisco Neto.

Foto: Cleia Viana/Agência CâmaraDeputada Rejane Dias
Deputada Rejane Dias: uma referência especial na luta em defesa das pessoas com deficiência

Ao JTNEWS, a deputada Rejane Dias destacou que poder ver a Seid entregar a Gilamara uma cadeira especial para o filho é uma vitória, e acredita que a partir de agora Francisco Edson poderá realizar ainda mais sonhos. 

"A gente se sensibilizou muito com a história da Gilmara, do filho dela, o Francisco Neto. Recebi a demanda e logo corremos atrás dessa cadeira, que é um equipamento especial, adaptado. Foi uma vitória também para nós e espero que ele agora esteja muito feliz com o equipamento novo. Que esse equipamento sirva de canal para o Francisco galgar mais desafios e mais sonhos. Contem sempre conosco", disse a parlamentar que é uma referência nacional nessa área.

Francisco Edson do Nascimento Neto: 20 anos de luta, perseverança, desafios e conquistas

Um acidente acabou destruindo a cadeira que Francisco Edson usava e amassando o seu triciclo adaptado, comprado por meio de doações de amigos e da família. O valor pode ser considerado caro, porém quando se observa a grandeza da sua serventia, o seu valor financeiro [algo em torno de R$ 8 mil] pode ser muito ínfimo pelo alcance que tem de levar a felicidade para o Neto.

Foto: Dhara Leandro/JTNEWSGilmara Costa e o filho Francisco Edson Neto
Gilmara Costa e o filho Francisco Edson Neto

Os interessados em ajudar a custear a cadeira de rodas especial destinada a Francisco Edson puderam realizar as doações através de uma Vaquinha Online. Gilmara conta que com a nova cadeira que recebeu da SEID, com a participação especial de dona Rejane Dias, o valor arrecadado equivalente a R$ 675,00 será destinado a ajudar nas despesas para levar Francisco Edson à Fortaleza (CE) visando a realização do serviço de adaptação.

Foto: Arquivo pessoalGilmara Costa ao lado de seu filho com a nova cadeira doada por Rejane Dias
Gilmara Costa ao lado de seu filho com a nova cadeira doada pela SEID

Gilmara agradeceu ainda ao JTNEWS pela difusão da campanha e a cada pessoa que realizou a sua doação; que orou e desejou o bem para seu filho. "Eu fico emocionada, com as bênçãos que Deus nos proporciona através de anjos que ele coloca em nosso caminho em forma de pessoas", destacou.

Luta pelos direitos da pessoa com deficiência

Além de cuidar do filho em tempo integral, Gilmara Costa ainda encontra energia para outras importantes atividades, ela é militante na luta pelos direitos da pessoa com deficiência (PCD) em Teresina no Piauí, onde preside a Associação Piauiense pelos Direitos Iguais(APIDI).

Foto: Dhara Leandro/JTNEWSGilmara Costa, presidente da Associação Piauiense pelos Direitos Iguais (APIDI)
Presidente da Associação Piauiense pelos Direitos Iguais (APIDI), Gilmara Costa

A sede da APIDI, fundada em 2014, fica localizada no Centro Social Urbano (CSU) do bairro Parque Piauí, zona sul de Teresina. No entanto, por causa da pandemia, foi temporariamente levada para o ponto ao lado da casa de Gilmara, porque ela precisava de um espaço que tivesse estrutura para receber cestas básicas que são doadas para famílias atendidas pela Associação.

Ao JTNEWS só lhe resta agradecer a todos que contribuíram para o êxito dessa importante campanha de cunho social e humanitário.

Fonte: JTNEWS

Comentários