Lula e Alckmin dizem em nota que mortes de Dom e Bruno causam 'dor e indignação'

A Polícia Federal afirmou na última quarta-feira (15/06) que Dom Phillips e Bruno Pereira foram assassinados no Vale do Javari

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma nota conjunta com ex-governador de São Paulo e vice-presidente na chapa da petista, Geraldo Alckmin (PSB) sobre os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips no Vale do Javari, e destacam que as mortes causam "dor e indignação".

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação/PTEx-presidente Lula ao lado do jornalista Dom Phillips
Ex-presidente Lula ao lado do jornalista Dom Phillips

A Polícia Federal afirmou na última quarta-feira (15/06) que Dom Phillips e Bruno Pereira foram assassinados no Vale do Javari. A confirmação veio após Amarildo Oliveira, conhecido como "Pelado", preso por suspeita de participação no desaparecimento, confessar envolvimento no crime.

"O mundo sabe que este crime está diretamente relacionado ao desmonte das políticas públicas de proteção aos povos indígenas", escreveram Lula e Alckmin, em nota, em crítica ao governo do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Foto: Kenzo Tribouillard/AFPIndígena participa de protesto em frente à sede da União Europeia, em Bruxelas, contra as mudanças climáticas e por justiça a Dom Phillips e Bruno Pereira
Indígena participa de protesto em frente à sede da União Europeia, em Bruxelas, contra as mudanças climáticas e por justiça a Dom Phillips e Bruno Pereira

Veja na íntegra

“A confirmação do assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips é uma notícia chocante, que nos causa dor e indignação. Nossa primeira palavra é de solidariedade aos familiares, amigos e amigas do indigenista e do jornalista.

Bruno e Dom dedicaram a vida a fazer o bem. Por isso percorreram o interior do Brasil, ajudando, protegendo e contando a vida, os valores e o sofrimento dos povos indígenas.

O mundo sabe que este crime está diretamente relacionado ao desmonte das políticas públicas de proteção aos povos indígenas. Está diretamente relacionado também ao incentivo à violência por parte do atual governo do país.

O que se exige agora é uma rigorosa investigação do crime; que seus autores e mandantes sejam julgados. A democracia e o Brasil não toleram nem podem mais conviver com a violência, o ódio e o desprezo pelos valores da civilização.

Bruno e Dom viverão em nossa memória e na esperança de um mundo melhor”.

Luiz Inácio Lula da Silva

Geraldo Alckmin".

Fonte: JTNEWS com informações do PT

Comentários